Granito Líquido : material de construção do futuro ?

O granito líquido oferece uma verdadeira descoberta na redução dos riscos de incêndio em edifícios que, contrariamente ao concreto, em altas temperaturas, não explode. Pode, ainda, suportar altas temperaturas, durante períodos mais longos oferecendo, em caso de incêndio, minutos preciosos.

O material é composto de 30% a 70% de material reciclado, principalmente produtos de base da indústria. Faz uso de menos de um terço do cimento usado em concreto pré-moldado e também apresenta uma baixa "pegada de carbono".

O produto foi desenvolvido na Universidade de Sheffield Hallam (Reino Unido) e esta disponível através da Liquid Granite LTD. O novo material está sendo usado por várias organizações na construção de projetos de edifícios, uma vez que tem potência de resistência ao fogo de 4 horas, fornecendo, assim, um nível mais alto de proteção, quando da ocorrência de incêndio.

Amostra de concreto feito com o Liquid Granite, em teste.

Créditos: Science Daily.

O Professor Pal Mangat, Diretor do Centre of Infrastructure Management, da Universidade de Sheffield Hallam, foi quem desenvolveu o Liquid Granite. Diz ele: "O Liquid Granite é um material muito versátil, que pode ser usado de modo similar ao concreto. O fato de ter um alto nível de resistência ao fogo significa que pode ser usado em áreas onde a segurança é crucial, como ao redor de estações. Já no caso de edifícios residenciais e comerciais, em caso de emergência, pode oferecer um tempo adicional para evacuação".

"O produto substitui a maior parte do cimento em concreto padrão, com uma fórmula secreta de produtos para alterar as propriedades básicas do material. Acredito que apresente um grande potencial para o futuro."

Bob Richards, da Liquid Granite, disse "já ter havido um grande interesse da indústria da construção civil sobre o produto, e o mesmo tem sido fornecido para projetos tais como a Vila Olímpica e o Stratford Shopping Centre, de Londres. Ele realmente fará a diferença na segurança de nossos edifícios e poderá potencialmente salvar vidas".

Science Daily (Tradução - MIA).