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NOVIDADES

Baterias íon Lítio poderão ter um fôlego a mais !

Não há, ainda, ofertas comerciais relativamente à reutilização das baterias de grande capacidade, ainda que, em 2020, a demanda para baterias de "segunda mão" deverá atingir, no Japão, o equivalente a 50.000 carros elétricos por ano, no mínimo.

O grupo Renault-Nissan está engajado na produção de veículos elétricos em massa, que estarão no mercado até 2012. Como os consumidores se dirigem progressivamente para a "Emissão Zero", a demanda por baterias de "segunda vida" deverá aumentar, tanto quanto irá existir o fornecimento de "baterias novas" para os novos carros elétricos.





Bateria íon Lítio para veículos elétricos.

Créditos: Nissan.



Mesmo após o fim da vida normal do veículo, a bateria de íon lítio utilizada pela Nissan conservará 70 a 80% de sua capacidade residual e poderá servir para uma reutilização, antes de ser revendida a outros setores como solução de estocagem de energia.


O conceito da empresa pode ser resumido nos seguintes pontos:

  • " reutilizar a bateria até 70 a 80% de sua capacidade;

  • " revender as baterias para diversas aplicações;

  • " refazer: desmontar, reorganizar e personalizar as baterias, em função das necessidades do cliente;

  • " reciclar: recuperar as matérias-primas no final da vida da bateria.

Em 2020, no Japão, as baterias de "segunda vida" deverão estar em grande demanda, para as seguintes aplicações:

  • " estocagem de energia proveniente de painéis solares fotovoltaicos para necessidades residenciais e industriais;

  • " provisão de salvaguarda elétrica;

  • " fornecimento de energia ininterrupta;

  • " meio de aporte de energia (eólica - solar) à rede.

Enerzine (Tradução - MIA).


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