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NOVIDADES
Realmente, ainda que a bateria de íon-lítio possua uma boa densidade energética, um peso aceitável, uma descarga de energia progressiva e lenta em relação aos outros tipos de baterias, como a de níquel-cádmio, ocorreu recentemente certo número de acidentes e um grande número de recalls da parte dos fabricantes. A nova bateria de estado sólido deverá resolver o problema, porque não dispõe de nenhum líquido corrosivo que possa causar fugas. Ao contrário, ela é constituída de um eletrólito (1) sólido, baseado em um material de vitrocerâmico, muito estável, mesmo quando em contato com a água. O protótipo foi submetido a 40 ciclos de carga-descarga, em densidades de corrente compreendidas entre 0,05 e 0,25 mA/cm2. O objetivo é ultrapassar a barreira dos 4.000 ciclos. Baterias de Li-O2. Créditos: Enerzine.
Os pesquisadores esperam que essas baterias possam estar disponíveis comercialmente daqui a dois anos, sendo destinadas a aparelhos eletrônicos portáteis e, em oito anos, para veículos híbridos e elétricos. (1) Um eletrólito é geralmente uma substância ou composto que, no estado líquido ou em solução, permite a passagem da corrente elétrica através do deslocamento de íons. Enerzine (Tradução - MIA). Nanoestruturas conferem maior potência às baterias de íon lítio. |
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