Já é possível - e viável - plantar árvores no deserto !

Por ocasião do primeiro encontro verde da Califórnia (Green California Summit), em Sacramento, EUA, a partir de 16 de março, o inovador cientista holandês Pieter Hoff, apresentará suas experiências de plantação sem irrigação.

Composto de quatro projetos previstos para os desertos de Palm Springs, na Califórnia, a altitudes pouco ou bastante elevadas, no Napa Valley, ao lado dos vinhedos da Robert Mondavi Winery e no âmbito da primeira cidade sustentável dos Estados Unidos, Sonoma irá juntar-se a vinte outras experiências mundiais em sete países distribuídos pelos quatro continentes.

Pieter Hoff estabeleceu um teste de plantação de árvores, em quatro anos, no deserto do Marrocos, cuja taxa de sobrevivência se elevou a 88,2%. Os resultados controlados dos testes realizados no mundo inteiro provaram que os homens podem, de agora em diante, plantar árvores na caatinga, sobre as rochas, nas montanhas, no deserto e em outros lugares difíceis, sem irrigação. A Califórnia, assim como o resto do mundo, está impaciente para descobrir esta nova técnica.

Os resultados destes experimentos dirão se esta inovação é uma forma de combater o desmatamento, a escassez de alimentos e permitir a conservação da água.

Como funciona o dispositivo?

A "Waterboxx Groasis" é do tamanho de um pneu de moto, aberto em seu centro, e se posiciona de modo a cercar uma arvorezinha ou um grão plantado no solo. Esse "incubador de água inteligente" produz e captura água que se encontra no ar pela condensação da chuva, sem recurso a nenhuma fonte de energia. Por outro lado, ele impede a água de se evaporar do solo e protege as raízes do sol, do vento, das ervas daninhas e dos roedores. Passado um ano, a árvore está bem forte para crescer sozinha e a caixa pode facilmente ser retirada e reutilizada.

Waterboxx Groasis inventada pelo cientista holandês Pieter Hoff.

Créditos: Pieter Hoff.

Pieter Hoff, um dos maiores exportadores da Holanda de bulbos de flores, vendeu sua empresa a cinco anos, fixando como objetivo encontrar uma solução para repovoar de árvores o planeta e alimentar o mundo.

Com a "Waterboxx" ele espera reflorestar 2 bilhões de hectares do deserto, erodido pelos homens, daqui a 40 anos. As moléculas de CO2 podem ser liberadas pelas árvores, o que permite produzir frutas, medicamentos, óleos, etc., transportando átomos C a partir de combustíveis fósseis na madeira. "É tempo de gerar receitas com a ajuda de árvores liberando moléculas de CO2 ao invés de falar constantemente da mudança climática", diz ele em seu livro - "O CO2, um presente do céu".

Qual é a motivação do senhor Hoff? "Quero deixar um mundo melhor para meus filhos. O lançamento da Waterboxx Groasis por ocasião do maior encontro ambiental dos Estados Unidos permite-me concretizar esse sonho", declarou ele.

Enerzine (Tradução - MIA).