Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Grafeno surpreende mais uma vez ! Novidade : a aplicação em nanocompósitos de alto desempenho.

O grafeno - isolado e estudado em 2004 pelos físicos Andre Geim e Kostya Novoselov da Universidade de Manchester (Reino Unido) - é uma camada bidimensional de átomos de carbono, que se assemelha à tela de galinheiro.

Além de ser um excelente condutor de eletricidade, com potencial para substituir o silício, o grafeno é também um dos materiais mais resistentes. Estudo recente revelou ser ele o material mais resistente à tração já medido em laboratório. Este fato levou os pesquisadores a investigar seu comportamento e propriedades, quando misturado com outros materiais.





Ilustração de uma folha de grafeno. Este material possui propriedades mecânicas adequadas para a fabricação de aeronaves mais rápidas e leves.

Créditos: PhysOrg.com.



A equipe da Universidade de Manchester, que incluía o Dr. Novoselov, colocou uma única folha de grafeno entre duas camadas de polímero e usou a técnica de espectroscopia Raman para verificar como as ligações entre os carbonos respondiam, à medida que o grafeno era esticado.

A espectroscopia Raman consiste em incidir luz sobre um material e analisar os comprimentos de onda e intensidade da luz espalhada. A técnica mede, basicamente, as vibrações entre os átomos. À medida que os pesquisadores esticam o material, a frequência de vibração muda. O fenômeno é semelhante àquele que ocorre quando se estica uma corda de violão e se ouve o som a cada puxão.

Os pesquisadores foram capazes de utilizar a espectroscopia Raman para observar a mudança de energia vibracional da ligação C-C, e relacionando essa informação com as mudanças no comprimento de ligação. A partir desta informação, calcularam a melhoria na rigidez, proporcionada pelo grafeno, no nanocompósito grafeno-polímero.

O Professor Robert Young, da Escola de Materiais, disse: "Verificamos que as teorias desenvolvidas para materiais na escala macro ainda permanecem válidas, mesmo quando o material tem apenas um átomo de espessura. Podemos agora começar a usar o conhecimento adquirido em décadas de pesquisa com compósitos tradicionais de fibra de carbono para engenheirar a próxima geração de materiais baseados no grafeno.".

Dr. Ian Kinloch, pesquisador da Escola de Materiais, comentou: "Este material, relativamente novo, continua a surpreender, e suas incríveis propriedades podem ser exploradas para desenvolver componentes estruturais e ao mesmo tempo leves para a geração de veículos e aeronaves de alto desempenho".

PhisOrg (Tradução - AGS).


Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, intitulado: "Interfacial Stress Transfer in a Graphene Monolayer Nanocomposite", de L. Gong, I. A. Kinloch, R. J. Young, I. Riaz, R. Jalil e K. S. Novoselov foi publicado na revista Advanced Materials, volume 22, pág. 2694, 2010, http://dx.doi.org/10.1002/adma.200904264.


Assuntos Conexos:

O grafeno bate mais um recorde : surge o transistor de 100 GHz.

Célula solar à base de grafeno, cada vez mais próxima da realidade.

Grafenos: futuro da miniaturização?

Mais uma proeza do grafeno: gerador de Lasers ultrarrápidos de banda larga.

Grafeno para resfriar computadores?


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco