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NOVIDADES
O grafeno - isolado e estudado em 2004 pelos físicos Andre Geim e Kostya Novoselov da Universidade de Manchester (Reino Unido) - é uma camada bidimensional de átomos de carbono, que se assemelha à tela de galinheiro. Além de ser um excelente condutor de eletricidade, com potencial para substituir o silício, o grafeno é também um dos materiais mais resistentes. Estudo recente revelou ser ele o material mais resistente à tração já medido em laboratório. Este fato levou os pesquisadores a investigar seu comportamento e propriedades, quando misturado com outros materiais. Ilustração de uma folha de grafeno. Este material possui propriedades mecânicas adequadas para a fabricação de aeronaves mais rápidas e leves. Créditos: PhysOrg.com.
A espectroscopia Raman consiste em incidir luz sobre um material e analisar os comprimentos de onda e intensidade da luz espalhada. A técnica mede, basicamente, as vibrações entre os átomos. À medida que os pesquisadores esticam o material, a frequência de vibração muda. O fenômeno é semelhante àquele que ocorre quando se estica uma corda de violão e se ouve o som a cada puxão. Os pesquisadores foram capazes de utilizar a espectroscopia Raman para observar a mudança de energia vibracional da ligação C-C, e relacionando essa informação com as mudanças no comprimento de ligação. A partir desta informação, calcularam a melhoria na rigidez, proporcionada pelo grafeno, no nanocompósito grafeno-polímero. O Professor Robert Young, da Escola de Materiais, disse: "Verificamos que as teorias desenvolvidas para materiais na escala macro ainda permanecem válidas, mesmo quando o material tem apenas um átomo de espessura. Podemos agora começar a usar o conhecimento adquirido em décadas de pesquisa com compósitos tradicionais de fibra de carbono para engenheirar a próxima geração de materiais baseados no grafeno.". Dr. Ian Kinloch, pesquisador da Escola de Materiais, comentou: "Este material, relativamente novo, continua a surpreender, e suas incríveis propriedades podem ser exploradas para desenvolver componentes estruturais e ao mesmo tempo leves para a geração de veículos e aeronaves de alto desempenho". PhisOrg (Tradução - AGS). Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, intitulado: "Interfacial Stress Transfer in a Graphene Monolayer Nanocomposite", de L. Gong, I. A. Kinloch, R. J. Young, I. Riaz, R. Jalil e K. S. Novoselov foi publicado na revista Advanced Materials, volume 22, pág. 2694, 2010, http://dx.doi.org/10.1002/adma.200904264. Assuntos Conexos: Célula solar à base de grafeno, cada vez mais próxima da realidade. Grafenos: futuro da miniaturização? Mais uma proeza do grafeno: gerador de Lasers ultrarrápidos de banda larga. |
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