Transformação do dióxido de carbono : matéria-prima para indústrias químicas e farmacêuticas.

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Bioengenharia e de Nanotecnologia (IBN), da Agência Nacional para a Ciência, a Pesquisa e Tecnologia A*STAR, Cingapura, estabeleceram uma nova técnica para transformar dióxido de carbono (CO2), uma fonte de carbono abundante e renovável em ácido propiólico. Este ácido pode ser utilizado na síntese de uma ampla gama de medicamentos contra o colesterol, certos tipos de câncer, ou, ainda, fármacos peptidomiméticos.

Estrutura do ácido propiólico.

Créditos: Wikimedia.

Há muitos anos, uma atenção particular tem sido dada à fixação química do CO2 e à sua transformação em novos compostos. Os protocolos preexistentes levavam a muitas dificuldades, tais como desempenhos catalíticos fracos, condições de reação de difícil obtenção ou substratos de baixa performance.

A abordagem do IBN está orientada para a ativação direta da ligação C-H e a carboxilação de grupos alcinos terminais, recorrendo a uma catálise cobre-N-carbeno heterocíclico, desenvolvida especificamente para esta reação. Ela se desenvolve nas condições ambientes, sem uso de reagentes organometálicos. Economicamente viável e flexível, este protocolo deverá poder ser aplicado a numerosos substratos. Os pesquisadores do IBN esperam, pois, desenvolver esta tecnologia para sínteses, em larga escala, de produtos químicos industriais, a partir de CO2.

A*Star (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o material usado para esta nota faz parte do Press Release da A*STAR, publicado em novembro de 2010, de título: "IBN scientists develop green technique to transform carbon dioxide into useful compounds".

Assuntos Conexos:

Fotossíntese artificial: colocando uma floresta numa caixa.

Novo catalisador converte gás carbônico em metanol.

Plástico construído com casca de laranja e dióxido de carbono.