A viagem fantástica continua !

Acertar, de modo preciso, as células cancerosas, evitando que as células sadias do organismo sejam expostas aos efeitos tóxicos dos medicamentos, em breve não será mais um sonho de oncologista, mas uma realidade médica, graças aos trabalhos da equipe do Professor Sylvain Martel, diretor do Laboratório de Nanorobótica da Escola Politécnica de Montreal (Canadá).

Conhecido por ser o primeiro pesquisador do mundo a ter guiado in vivo uma "bolinha magnética" em uma artéria, o Professor Martel anuncia um novo avanço espetacular na área da nanomedicina: utilizando um aparelho de imageamento por ressonância magnética (IRM, no inglês MRI), sua equipe conseguiu guiar, através do sistema sanguíneo de um coelho, microtransportadores carregados com uma dose de doxorubicina (medicamento frequentemente utilizado para combater o câncer) até o fígado do animal, onde o medicamento pôde ser liberado com sucesso. Trata-se de uma première mondial que abre caminho para eventuais melhoramentos da quimioembolização, um tratamento atualmente utilizado para combater o câncer do fígado.

Microtransportadores em missão

Tais microtransportadores, chamados "Therapeutic Magnetic Micro Carriers (TMMC)", foram desenvolvidos por Pierre Pouponneau, estudante de doutorado, coorientado pelos professores Jean-Christophe Leroux e Sylvain Martel, são partículas de polímero biodegradável, com um diâmetro de 50 micrometros, ou seja, um pouco mais finos que um fio de cabelo. Uma dose do agente terapêutico, a doxorubicina, assim como partículas magnéticas são encapsuladas. Estas últimas, agindo como minúsculos ímãs, permitem a um aparelho de imageamento por ressonância magnética, adaptado, guiar as partículas pelo interior dos vasos sanguíneos até um órgão-alvo. Durante as experiências, as partículas injetadas no sistema sanguíneo seguiram um percurso controlado ao interior da artéria hepática até um dos lobos do fígado selecionado previamente, onde o medicamento pôde ser liberado progressivamente. Os resultados destas experiências in vivo acabam de ser publicados na prestigiosa revista Biomaterials. A patente que descreve esta tecnologia acaba de ser depositada nos Estados Unidos.

Esquerda: navegação usando ressonância magnética na artéria hepática. Direita: imagem do fígado usando ressonância magnética. Os pontos azuis representam os microtransportadores magnéticos terapêuticos (TMMC); + representa os agentes anticâncer; a oval, em vermelho, é parte do fígado; a barra vermelha é o cateter.

Créditos: Pierre Pouponneau e Sylvain Martel.

O Laboratório de Nanorobótica, que visa o desenvolvimento de novas plataformas médicas intervencionistas, trabalha em colaboração com o Doutor Gilles Soulez, radiologista intervencionista, e sua equipe da plataforma de pesquisa em imageamento, do Centro de Pesquisa do Centro Hospitalar da Universidade de Montreal (CRCHUM), a fim de elaborar protocolos médicos adaptados a futuras intervenções no ser humano.

Newswire (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta nota: "Co-encapsulation of magnetic nanoparticles and doxorubicin into biodegradable microcarriers for deep tissue targeting by vascular MRI navigation", de autoria de P. Pouponneau, J.-C Leroux, G. Soulez, L. Gaboury e S. Martel, foi publicado no periódico Biomaterials, volume 32, número 13, págs. 3481-3486, DOI:10.1016/j.biomaterials.2010.12.059.