PSA pode ser usado para detectar câncer de mama.

O exame de sangue usado para detectar câncer de próstata em homens pode também ser usado como um novo teste para detectar câncer de mama em mulheres. É o que sugere um estudo recente publicado na revista Analytical Chemistry da American Chemical Society (ACS).

O líder do estudo Chien Chou e seus colegas relataram que o antígeno prostático específico (PSA) medido no teste também é um biomarcador em potencial do câncer de mama em mulheres.

No entanto, os níveis de PSA em mulheres saudáveis são geralmente tão baixos que apenas os testes ultra-sensíveis podem medi-los.

Para melhorar a detecção de PSA em mulheres, os investigadores construíram um biossensor de fibra óptica utilizando nanopartículas de ouro e anticorpos PSA para detectar e relatar os níveis de PSA através de um sinal fluorescente.

Nova "arma" para a triagem de câncer de mama.

Créditos: POP.

A sensibilidade do biossensor (sua capacidade de detectar níveis elevados de PSA em casos de câncer da mama) e sua especificidade (o quão bem ele evita previsões falsas do câncer da mama) são comparáveis aos encontrados na utilização de PSA como um biomarcador para o câncer de próstata.

"Esses valores podem se comparar favoravelmente com a sensibilidade e a especificidade dos métodos de triagem para câncer da mama atuais, tais como exame clínico e mamografia", observaram os cientistas.

POP.

Nota da Scientific Editor: o artigo que originou esta notícia, de título: "Discrimination of Breast Cancer by Measuring Prostate-Specific Antigen Levels in Women's Serum", de autoria de Ying-Feng Chang, Shuo-Hui Hung, Yi-Jang Lee, Ran-Chou Chen, Li-Chen Su, Chao-Sung Lai e Chien Chou, foi publicado no periódico Analytical Chemistry, volume 83, número 13, pág. 5324, 2011, DOI: 10.1021/ac200754x.