![]() |
|
![]() |
NOVIDADES
Utilizadas em áreas de pesquisa tão variadas quanto a medicina, a energia solar ou a fotônica, as nanopartículas ainda não revelaram todos os seus segredos. Sua caracterização completa - massa, tamanho e densidade - permanece sendo um exercício extremamente complexo, que tende a travar a pesquisa nessa área. Uma lacuna que Francesco Stellaci (Titular da Cátedra Constellium) e Randy Carney, do Laboratório de Nanomateriais Supramoleculares e Interfaces SUNMIL (do inglês: Supramolecular NanoMaterials and Interfaces Laboratory ), parecem perto de preencher. Em uma publicação recente (Nature Communications), de fato demonstraram que é possível obter a carteira de identidade completa de uma nanopartícula, utilizando uma centrífuga de altíssima velocidade, cuja função é separar as partículas de um líquido. Com 100 anos de idade, este método, chamado no jargão "ultracentrifugação analítica", tem até aqui sido utilizado em biologia para estudar, especialmente, o tamanho e a massa das proteínas. Aplicando-a a sua área de pesquisas, os cientistas da EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), Suíça, se deram conta do partido que podem tirar dela. ![]() Representação da partícula estudada pelo grupo da EPFL Créditos: EPFL.
![]() Medir precisamente o peso, o tamanho e a densidade de uma nanopartícula graças a um único procedimento. A partir de agora, isto é possível, em função de um método de ultracentrifugação. Créditos: EPFL.
No momento, o método não funciona a não ser para as nanopartículas esféricas. Ele deveria, contudo, interessar a todos os pesquisadores ativos nas nanotecnologias, que podem se valer dele para outras nanopartículas, mediante análises suplementares. "A área da indústria e aquela das aplicações biológicas buscam justamente um meio rápido de caracterizar as nanopartículas. Este método poderá ser extremamente útil", conclui Francesco Stellaci. EPFL (Tradução - MIA). Nota do Scientific Editor: o trabalho "Determination of nanoparticle size distribution together with density or molecular weight by 2D analytical ultracentrifugation", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Randy P. Carney, Jin Young Kim, Huifeng QianRongchao Jin, Hakim Mehenni, Francesco Stellacci e Osman M. Bakr, tendo sido publicado na revista Nature Communications, 2, Artigo múmero 335, 2011, DOI 10.1038/ncomms1338. |
© 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br
sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco