Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Produzir energia "ondulando" o grafeno.

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Nanociências do Conselho Nacional de Pesquisas (CNR) da Itália mostra que, controlando as "pregas" do grafeno é possível fazê-lo absorver e depois liberar hidrogênio. O resultado foi publicado no periódico Journal of Physical Chemistry.

O hidrogênio - que poderia ser o principal combustível do futuro para uma energia limpa e eficiente -, é difícil de acumular e conservar. Esta problemática ocupa numerosas equipes de pesquisadores no mundo todo, mas frequentemente as soluções propostas tropeçam no problema da fase final, quando o hidrogênio deve ser liberado, porque esta manipulação necessita de pressões e temperaturas muitíssimo elevadas, trazendo consigo um desperdício energético importante.



Concepção artística da absorção/liberação do hidrogênio no grafeno.

Créditos: JPC/ACS.


Valentina Tozzini e Vittorio Pellegrine, do Laboratório Nest do Instituto de Nanociências do CNR e da Escola Normal Superior de Pisa, demonstraram, graças a cálculos teóricos e simulações, que o controle da "ondulação" do grafeno - material formado por uma única camada de átomos de carbono, dispostos de tal forma que se assemelham a um ninho de abelhas (descoberta que, em 2010, valeu o prêmio Nobel de Física a Andre Geim e Konstantin Novoselov) -, permite liberar hidrogênio, mesmo em condições de pressão e de temperaturas normais.

Os cálculos dos pesquisadores indicam que, quando uma camada de grafeno é comprimida lateralmente, formando ondulações, o hidrogênio adere quimicamente às extremidades destas sinuosidades. Deslocando as ondulações, de modo análogo ao movimento de uma onda, os altos e baixos se deslocam e o hidrogênio se encontra, então, em uma zona côncava, na qual a adesão é desfavorecida. Este mecanismo, combinado ao efeito dinâmico da formação de ondas, provoca a liberação do hidrogênio. "O hidrogênio tem uma forte afinidade pelas zonas convexas do grafeno, e muito pouca pelas côncavas", explica Valentina Tozzini, "porque a energia de ligação é proporcional à inflexão da rede atômica. Uma vez capturado nas extremidades, é possível liberar o hidrogênio invertendo-se a inflexão. É um pouco como sacudir um tapete de grafeno cheio de poeira de hidrogênio".

Techniques de l'Ingénieur (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o artigo "Reversible Hydrogen Storage by Controlled Buckling of Graphene Layers", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Valentina Tozzini e Vittorio Pellegrini, tendo sido publicado no periódico Journal of Physical Chemistry, volume 115, número 21, pp. 25523-25528, 2011, DOI: 10.1021/jp208262r.


Assuntos Conexos:

Hot Temas - Grafeno.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco