Workshop Inomat 2012.

Realizou-se nos dias 5-7 de março, em Campinas, SP, nas dependências da Casa do Professor Visitante da Unicamp, o Workshop Inomat 2012 do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais Complexos Funcionais, com sede no Instituto de Química da Unicamp. O workshop contou com cerca de 70 participantes, de 06 instituições (Unicamp, USP-SP, UFRJ, UFBA, UFC, UEM).

Durante o evento, os grupos/laboratórios que compõem o Inomat apresentaram 18 comunicações orais. Cada grupo teve 1 hora para a apresentação e discussão dos seus principais resultados. As apresentações tiveram não só a participação dos líderes dos diferentes grupos/laboratórios, mas, e, sobretudo, a participação de estudantes de pós-graduação, pós-docs e alunos de iniciação científica. Tal formato permitiu, nos três dias, um compartilhamento intenso de experiências.

Deve ser ressaltado o elevado nível de qualidade dos trabalhos apresentados, que abrangeram os diferentes objetivos da atuação do Inomat, que vão desde o aproveitamento de recursos minerais e vegetais, com agregação de valor, passando por catalisadores, nanomateriais, nanotoxicologia, química teórica até a higroeletricidade.

O Workshop, além da apresentação dos trabalhos em andamento, teve por objetivo estreitar as colaborações entre os diferentes grupos e laboratórios que compõem o Inomat, visando à continuidade no Programa de INCTs do MCTI/CNPq.

Participantes do Workshop Inomat 2012.

Créditos: Inomat.

Segundo Fernando Galembeck, coordenador do Inomat, "A pesquisa, desenvolvimento e inovação de materiais complexos funcionais, no âmbito do Inomat, devem abranger cadeias de conhecimento, de forma interativa e não-linear, nas quais as demandas sociais, econômicas e estratégicas motivam a indagação científica, geradora de novos resultados fundamentais. Estes, por sua vez, criam novas perspectivas de aplicação".

"É altamente estimulante ver jovens pesquisadores apresentando trabalhos do mais alto nível de qualidade, com segurança, maturidade e com mentes abertas para a muldisciplinaridade", ponderou Oswaldo Alves, organizador do workshop.

Nota do Managing Editor: desejando mais detalhes sobre o programa desenvolvido no Workshop 2012 do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais Complexos Funcionais (Inomat), acesse: www.inomat.iqm.unicamp.br/arquivos/programacao%20workshop.pdf.

LQES NEWS, Ano XII, Número 240, 16 de março de 2012 (OLA).