Camisetas inteligentes feitas de grafeno.

Para muitos, seu nome talvez não diga nada. Todavia, daqui a alguns anos, ele poderá se tornar tão célebre quanto o plástico ou o silício. Trata-se do grafeno. Distingue-se um parentesco com o grafite, e com razão. Trata-se de um material absolutamente revolucionário, um cristal constituído por uma única camada de átomos de carbono. Sim, é isso mesmo que você leu! Uma única camada de átomos, o que faz dele o material mais fino possível. Exprimimos também esta espessura, falando do primeiro material em duas dimensões (2D). Isto pode parecer abusivo, mas, bem, com uma altura de um único átomo (cerca de 0,14 nanômetro (10-9 m), ele realmente não é "grande coisa".

Uma representação artística do grafeno.

Créditos: Christine Daniloff.

Um sanduíche muito condutor!

As características do grafeno são extremamente numerosas e todas umas mais extraordinárias que as outras. Por enquanto, a última a ser explorada, ainda em fase de laboratório: - sua condutividade. Se ela já é boa, dois pesquisadores da Universidade de Exeter (Reino Unido) encontraram um meio de melhorá-la ainda mais! Monica Gracium e Saverio Russo desenvolveram um sanduíche composto de duas camadas de grafeno, entre as quais inseriram uma camada de moléculas de cloreto de ferro. O resultado, batizado GraphExeter, é uma alternativa ao óxido de índio-estanho, material condutor bastante utilizado em eletrônica, mas que se torna muito custoso, por conta da raridade do índio. Seu aprovisionamento poderá se esgotar em 2017. O GraphExeter conta ainda com um bônus: é transparente e flexível!

Eletrônica "portátil"

O GraphExeter poderá, assim, servir à múltiplas aplicações: dos painéis solares - dos quais poderiam aumentar em 30% a eficiência -, até a eletrônica "portátil" (wearable, em inglês), no sentido de que poderia se integrar às roupas. Amanhã, a grande moda será talvez a "camiseta inteligente", que exibe mensagens ou a hora... Ou que integra um computador, fones de ouvido e tocadores MP3. O portátil, que se torna verdadeiramente portátil libera os bolsos... Desde agora, os cientistas da Universidade de Exeter desenvolveram uma versão do GraphExeter que pode ser pulverizada sobre tecidos, espelhos ou vidros. Assim, o grafeno poderia mudar nossa vida!

Veja o vídeo "What is Graphene", clicando aqui.

Slate (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos: