Um marca-passo em miniatura para final de 2013.

A empresa Sorin, fabricante italiana de equipamentos médicos, está a meio caminho de um projeto com o CEA-Leti (França), que visa reduzir o tamanho dos marca-passos por um fator de oito.

A Sorin esteve, há alguns anos, na origem do menor marca-passo existente no mercado. O grupo italiano continua sua dinâmica, como testemunha o seu Heart Beat Scavenger (HBS), que iniciou, no final de 2010, em parceria com o CEA-Leti. "A idéia é miniaturizar o dispositivo, a tal ponto que possamos implementá-lo diretamente na zona do coração a ser estimulada", explica Martin Desterre, engenheiro da Sorin. Trata-se de uma concepção de projeto que eliminaria as sondas as quais, geralmente, tornam a operação delicada.

O implante HBS será alimentado pelos batimentos cardíacos.

Créditos: Sorin.

A miniaturização, que fará o estimulador passar de 8 para 1 centímetro cúbico, envolverá trabalho tanto na parte eletrônica quanto na fonte de energia, uma vez que as pilhas atuais ocupam dois terços do volume. A projeto HBS tem como objetivo substituir a bateria, por meio da recarga natural, ou seja, com base na batida no batimento do coração. Para construir o sistema, a empresa Sorin se aproximou do CEA-Leti, que realiza, desde 2005, pesquisa ativa na recuperação da energia mecânica. A indústria espera, com este dispositivo, prolongar o tempo de vida dos implantes.

O projeto deverá ser concluído até o final de 2013, com a entrega de um protótipo. "É provável que serão necessários mais um ou dois anos de trabalhos de engenharia, antes de se considerar os primeiros testes clínicos", argumenta Martin Desterre. A colocação no mercado não deverá se dar antes de 2017 ou 2018.

A Sorin não é a única empresa a procurar projetos alternativos para os marca-passos. Em dezembro último, a start-up britânica EBR Systems apresentou o protótipo de um marca-passo mossonda.

IT Industrie (Tradução - OLA).

Assuntos Conexos:

Silicone no corpo pode produzir eletricidade...