Nanotoxicologia - CIGENANOTOX realiza sua 1a. Reunião de Avaliação.

No dia 19 de outubro de 2012, reuniram-se no Instituto de Química da Unicamp os membros da Rede Brasileira de Nanotoxicologia - CIGENANOTOX. O objetivo desta Rede está ligado à Nanotoxicologia de compostos nanoestruturados, sobretudo nos aspectos relacionados à citotoxicidade e genotoxicidade de produtos com potencial industrial.

Participaram do evento mais de 40 pessoas. Além dos pesquisadores-líderes, pertencentes à UFRGS, UERJ, FT-UNICAMP, IB-UNICAMP, IQ-UNICAMP, UNISO, VERIS/METROCAMP, UNIFESP, participaram estudantes de pós-graduação, pós-doutores e estudantes de iniciação científica associados aos projetos em desenvolvimento.

Participantes da 1a. Reunião da Rede CIGENANOTOX (2012).

Créditos: LQES.

Dentre os nanomateriais em estudo, podemos destacar: nanopartículas de prata (obtidas via biogênica); nanotubos de carbono (com e sem débris); grafeno e óxido de grafeno (com e sem débris); nanotubos inorgânicos (titanatos); nanocarreadores revestidos com biopolímeros, nanopartículas de sílica mesoporosas com funcionalização antagônica.

Vários aspectos emergiram das discussões realizadas, dentre eles: i) necessidade do aprofundamento do conhecimento sobre a agregação das nanoestruturas, antes da realização dos testes (estabilidade frente a nutrientes dos diferentes meios de cultura); ii) desenvolvimento de novas metodologias para tornar os testes envolvendo nanomateriais reprodutíveis e realísticos; iii) formação de recursos humanos, de alto nível, para enfrentar as necessidades mediatas e imediatas da nanotoxicologia e, iv) intensificação de esforços no sentido de incrementar "Boas Práticas de Laboratório" em ambientes que envolvem o trabalho com nanomateriais.

Um dos desafios para a CIGENANOTOX é a edição do livro: "Nanotoxicology: Materials, Methodologies and Assessments", cuja editoria estará sob a responsabilidade dos Professores Nelson Durán, Silvia Guterrez e Oswaldo Alves , previsto para 2012, a ser editado pela Editora Springer.

Segundo os coordenadores da Rede, "o evento mostrou não só resultados de alto nível, como também um sinergismo muito bom entre os diferentes laboratórios, com geração de conhecimento e técnicas novas relevantes para o enfrentamento da emergente questão da interação das nanoestruturas com o homem e meio-ambiente".

O CIGENANOTOX está sediado no Instituto de Química da Unicamp, sendo coordenado pelos Profs. Nelson Durán e Oswaldo Luiz Alves. O financiamento da Rede é feito pelo MCTI/CNPq.

LQES NEWS Número 255, 05 de Novembro de 2012 (OLA).