Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Qual o papel da Química na solução das energias do amanhã ?

A energia representa um desafio econômico, social, ecológico e científico ao qual os químicos tentam fornecer sua colaboração em todos os níveis: "aplicações mais eficazes das fontes disponíveis, pesquisas de novas fontes, tecnologias de produção, estocagem e transformação da energia, luta contra a mudança climática."

A independência energética é também uma questão eminentemente estratégica. Como limitar a dependência da economia às fontes fósseis? Reduzir as emissões de gás de efeito estufa? Responder às novas regulamentações sanitárias e ambientais?

A fim de compensar sua perda de produção, os países que decidiram sair do nuclear serão obrigados a recorrer mais a energias alternativas. Assim, a Alemanha vai queimar linhita (mineral combustível que contém 70% de carvão e que, muitas vezes, apresenta aspecto de madeira fossilizada) e o Japão quantidades consideráveis de gás, enquanto a China e os Estados Unidos continuam a explorar suas numerosas centrais de carvão.

Um novo modelo energético deve ser inventado, baseado na economia de energia, diversificação das fontes, aumento da produção de energia e otimização da distribuição.



Créditos: Enerzine.



As necessidades de eletricidade de uma população mundial, em constante aumento, fazem prever que as fontes mais exploradas em 2050 serão as energias fósseis, em particular o carvão e o gás natural. Estas fontes energéticas estão disponíveis, mas requerem uma importação que se traduz por uma dependência geopolítica forte e sua utilização causa uma enorme produção de CO2. A transformação do CO2 em metano ou em metanol a partir do hidrogênio oriundo da eletrólise da estocagem das energias intermitentes representa, portanto, uma potencial nova fonte de energia sustentável.

A biomassa representa um outro recurso-chave, constituído de matérias-primas renováveis: "as plantas com fibras de madeira e seus derivados, sementes de plantas oleaginosas, microorganismos como as microalgas, etc. Excluindo as fontes agroalimentares, 95% da produção mundial de biomassa está ainda inexplorada. Novos procedimentos de química bioinspirada e de química enzimática estão para ser inventados, para melhorar, por exemplo, o desempenho dos biocombustíveis."

Finalmente, qualquer que seja a evolução da participação da energia nuclear neste novo mix energético, a química desempenha um papel essencial para otimizar o uso, porque ela intervém em todas as etapas da produção: tratamento do minério, enriquecimento, fabricação de combustível, funcionamento de reatores, tratamento de combustíveis usados, gestão de resíduos, etc."

O mundo das energias evolui para se substituir o mais rápido possível as energias fósseis e favorecer uma exploração que respeite mais nosso ambiente. A hidrelétrica, os painéis fotovoltaicos, a eólica, a geotérmica e as energias marinhas abrem, assim, um novo horizonte energético. Entretanto, restam desafios a ser transpostos: "aumentar o rendimento diminuindo o custo de fabricação, aumentar o tempo de vida das células, resolver os problemas de reciclagem, mas também melhorar a dimensão estética. O caráter intermitente destas energia coloca, enfim, problemas de estocagem e de distribuição, sobre os quais os químicos estão trabalhando ativamente."

Estes e outros assuntos foram discutidos no Colóquio "A Química e as Questões Energéticas", realizado na Maison de la Chimie, Paris (França), em 14 de novembro de 2012, para uma audiência de mais de 1200 inscritos.

Enerzine (Tradução - MIA).


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco