CPFL inaugura em São Paulo maior usina de energia solar do país.

A CPFL Energia inaugurou a maior usina de energia solar do País. Localizada em Campinas, estado de São Paulo, a Usina Tanquinho também é a primeira a usar painéis solares fotovoltaicos no Estado de São Paulo.

Instalada em uma das distribuidoras do Grupo CPFL, a usina ocupa um espaço de 13.700m² e tem capacidade para gerar cerca de 1,6 GWh por ano. Isso é suficiente para abastecer 657 residências com consumo médio de 200 KWh por mês.

Para a realização do projeto, foram necessários investimentos de cerca de R$ 13,8 milhões em pesquisa e desenvolvimento e quatro meses de obras - outros oito meses foram utilizados para as pesquisas. A responsável pela gestão e operação de Tanquinho será a CPFL Renováveis, subsidiária do Grupo CPFL.

Usina Tanquinho: 1,6 GWh por ano.

Créditos: Infomoney.

Segundo o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira Jr, o país tem um grande potencial no setor, que pode ser impulsionado por ajustes no marco regulatório. A empresa pretende propor à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a inserção da energia fotovoltaica na matriz brasileira.

Além disso, Ferreira Jr. defende medidas que incentivem indústrias de painéis fotovoltaicos no País. "A demanda de energia solar ainda é incipiente no Brasil, mas deverá se consolidar nos próximos dois anos."

A empresa desenvolve ainda outros três projetos de geração de energia solar. "Acreditamos que projetos de geração de energia com fontes limpas são fundamentais para garantir o suprimento futuro e o crescimento do país e queremos consolidar nossa liderança na geração de energia a partir de fontes renováveis", diz Ferreira Jr.

Anpei.

"