É possível transformar o CO2 atmosférico em combustível ?

Pesquisadores da Universidade de Geórgia (EUA) transpuseram uma importante etapa rumo a este objetivo. Eles conseguiram criar, de fato, um microorganismo capaz de transformar o dióxido de carbono do ar para produzir uma substância química utilíssima.

Para conseguir tal proeza, os pesquisadores trabalharam com um microorganismo marinho, Pyrococcus furiosus, que se alimenta de hidratos de carbono presentes nas profundezas oceânicas, nas proximidades de chaminés geotérmicas. Manipulando os genes desse organismo, os pesquisadores conseguiram criar uma linhagem de P. furiosus que é capaz de transformar a temperaturas bem mais baixas o dióxido de carbono em ácido 3-hidroxipropanoico. Este ácido é um produto químico industrial comum, utilizado especialmente na produção de acrílicos e de numerosos outros produtos químicos.

O CO
2 pode ser transformado em produtos químicos de interesse industrial.

Créditos: Emvolverde.

Esta descoberta poderá ter um enorme potencial na perspectiva de uma produção de biocombustíveis. Os pesquisadores salientam que é possível criar outras linhagens de P. furiosus, que gerem numerosas substâncias úteis no plano industrial, incluindo determinados tipos de biocombustíveis. Além disso, o combustível criado por este processo emitiria a mesma quantidade de dióxido de carbono que aquela utilizada para produzi-lo: a pegada de carbono seria neutra.

"Trata-se de uma primeira etapa, importante e bastante promissora, rumo a uma produção industrial rentável de biocombustíveis a partir de CO2", declarou Michael Adams, um dos pesquisadores.

RT Flash (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "Exploiting microbial hyperthermophilicity to produce an industrial chemical, using hydrogen and carbon dioxide", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Matthew W. Keller, Gerrit J. Schut, Gina L. Lipscomb, Angeli L. Menon, Ifeyinwa J. Iwuchukwu, Therese T. Leuko, Michael P. Thorgersen, William J. Nixon, Aaron S. Hawkins, Robert M. Kelly e Michael W. W. Adams, tendo sido publicado na revista PNAS, 2013, DOI: 10.1073/pnas.1222607110.