Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Brasileiros e portugueses desdobram parceria em nanotecnologia.

A colaboração luso-brasileira em nanotecnologia deve avançar por novos rumos após um seminário que ocorre segunda (15/04) e terça-feira (16/04), no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga. O evento integra a programação do Ano do Brasil em Portugal e tem participação de dirigentes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Representantes de governo, pesquisadores e empresários dos dois países têm como principal tarefa desenhar os próximos passos de programa lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) em parceria com o INL, em março, quando o ministro português da Educação e Ciência, Nuno Crato, esteve em Brasília. Na ocasião, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, assinou o Edital 15/2013, que garante acesso de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) ao laboratório ibérico.

O programa entre Capes e INL busca estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa em nanotecnologia, a partir da capacidade instalada, dos recursos humanos e da infraestrutura disponível na instituição europeia. O documento já lançado previa a realização do seminário, que deve originar um edital complementar, a ser publicado em maio, com maior detalhamento do acordo, como áreas de interesse da cooperação e valores a investir.



Brasil e Portugal estreitam colaboração nas Nanotecnologias.

Créditos: UIPI.


Em Braga, representam o MCTI nas discussões o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Adalberto Fazzio, o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias, Flávio Plentz, e a chefe interina da Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta, Bárbara Sant'Anna.

Fazzio deve abordar as políticas brasileiras para o setor, e Plentz, o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNano) - rede elaborada pelo MCTI para estruturar e ampliar o acesso de cientistas e empresas à infraestrutura de pesquisa básica e avançada com matérias de tamanho atômico.

Também integram a delegação o diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), Fernando Galembeck, e os pesquisadores Rubem Sommer, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), e Carlos Buffon, do LNNano, além de representantes de oito universidades e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), já que o programa da Capes propõe o envolvimento de empresas e estudantes brasileiros.


Ano do Brasil em Portugal

O seminário de nanotecnologia faz parte de uma série de eventos iniciada na segunda-feira (8/04), quando brasileiros e portugueses se encontraram em Lisboa para um diálogo sobre inovação. Os coordenadores-gerais de Inovação Tecnológica, Reinaldo Danna, e de Serviços Tecnológicos, Jorge Campagnolo, participaram das discussões em busca de um programa de trabalho bilateral.

A agenda continua com o Seminário de Tecnologias em Energia, quinta (18/04) e sexta-feira (19/04), no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em Lisboa. Pelo MCTI, os coordenadores de Desenvolvimento de Tecnologias Setoriais, Eduardo Soriano, e de Ações de Desenvolvimento Energético, Rafael Menezes, comparecem aos debates e fazem visitas técnicas a instituições.

Ascon-MCTI


Assuntos Conexos:

Edital CAPES/Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.


Nota do Manager Editor - A ilustração aqui apresentada não faz parte da matéria original, tendo sido obtida em http://www.brasilportugal.org.br/.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco