Bateria e supercapacitor em um único sistema.

Atualmente, os usuários podem escolher entre potência e capacidade de carga. Para as aplicações de uso intensivo em energia, como a difusão de um sinal de rádio em uma grande distância, os capacitores podem descarregar eletricidade muito rapidamente, mas não sabem como armazená-la em grande quantidade. Por outro lado, para as aplicações que necessitam elevadas quantidades de energia, como, por exemplo, ver um vídeo no laptop, as pilhas e baterias conseguem estocar uma importante quantidade de energia, mas se carregam e se descarregam lentamente.

As microbaterias desenvolvidas pelos pesquisadores americanos oferecem tanto potência quanto capacidade de carga, porque sua microestrutura interna e especialmente o ânodo e o cátodo foram inteiramente pensados em três dimensões.

Os pesquisadores conceberam uma nova microarquitetura que permite otimizar simultaneamente o transporte dos íons e dos elétrons e combina potência e densidade de energia.

A figura ilustra a tecnologia de bateria de alta potência, da Universidade de Illinois (EUA). Fluxo de íons entre microeletrodos tridimensionais em uma bateria de íons lítio.

Créditos: Beckman Institute for Advanced Science and Technology.

Finalmente, estas microbaterias têm um poder, para um volume igual, 30 vezes superior às baterias atuais, mas, em especial, podem se recarregar 1000 vezes mais rápido que as tecnologias concorrentes. "Imagine poder recarregar seu celular, seu tablet ou seu laptop em menos de um minuto e, assim, você terá uma ideia do salto que permitirão estes novos microssistemas de alimentação elétrica no campo da eletrônica de consumo", precisa o Professor King, que dirigiu a equipe.

News Bureau (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "High-power lithium ion microbatteries from interdigitated three-dimensional bicontinuous nanoporous electrodes", que deu origem a esta notícia, é de autoria de James H. Pikul, Hui Gang Zhang, Jiung Cho, Paul V. Braun e William P. King, tendo sido publicado on-line na revista Nature Communications, number 4, article number 1732 (2013), DOI:10.1038/ncomms2747.