Nanotecnologia : solução do futuro para a construção.

O termo está cada vez mais presente nas diferentes áreas, dentre elas a da construção. Assim, a nanotecnologia, ou a arte do infinitamente pequeno, tem feito com que a cada dia se fale mais dela. Entre outras, uma de suas principais aplicações diz respeito ao concreto. Esta manipulação da estrutura, que tem como objetivo reforçar a resistência e a durabilidade deste material, vem dando provas no setor da construção, mas também mostrou suas deficiências, especialmente com o aparecimento de fissuras.

A pesquisa sobre a performance tem sido perseguida pela indústria da construção. O objetivo é constante: fabricar edificações com uma durabilidade cada vez maior. Os estudos recentes têm se interessado especialmente pela aplicação da nanotecnologia à construção.

Créditos: Cemex.

Diferentes tipos de nanomateriais no concreto

Enquanto a microssílica se tornou um elemento corrente na composição de concretos, agora é a sílica nano que entra em cena. Estas nanopartículas intervêm, vindo obstruir os poros geralmente presentes na origem das fissuras.

O passo seguinte diz respeito à integração dos nanotubos de carbono, que levará à criação de um compósito de concreto. Este deverá oferecer uma rigidez extrema, conferindo uma elasticidade superior à do aço.

Estes novos elementos já se encontram em diferentes materiais, especialmente em vidraças e concretos autolimpantes, ou ainda pinturas.

Os limites da nanotecnologia

Todavia, a utilização destes novos elementos na indústria da construção também poderá vir a conhecer alguns limites. O primeiro deles é, inicialmente, financeiro, pelo elevado custo destes nanomateriais.

O segundo freio a seu desenvolvimento é o ambiental. De fato, se suas vantagens em matéria de construção foram comprovadas, este, no entanto, não é o caso de seu impacto em nível de demolição, com uma reciclagem que arrisca ser mais difícil em função da mistura de materiais infinitamente pequenos.

Do mesmo modo, se coloca também a questão de suas consequências sobre a saúde, pelo fato de sua facilidade de ingestão ou de assimilação pelo organismo, por simples contato.

ETI-Construction (Tradução - MIA).

Assuntos Conexos:

Nanotubos de carbono prometem concreto mais durável e barato.

Concreto de alta qualidade, mesmo com cimento "nem tanto"!