Ácido hialurônico : pouco eficaz para tratamento de artrose do joelho.

A artrose é uma doença caracterizada por um desgaste da cartilagem, o pequeno tecido esbranquiçado que recobre as articulações. Ele é muito frágil, se gasta com facilidade e praticamente não cicatriza. É por esse motivo que a artrose é uma doença progressiva, que afeta principalmente idosos ou pessoas cujas articulações foram sobrecarregadas.

Para pacientes com artrose de joelho, ou gonartrose, o tratamento da dor é feito à base de analgésicos. Frequentemente os médicos prescrevem injeções intra-articulares de ácido hialurônico, porque ele protegeria as articulações aumentando a viscosidade do líquido sinovial, tornando a cartilagem mais elástica. Contudo, segundo uma análise da literatura científica realizada pela revista Prescrire, este tratamento não é muito eficaz, tendo efeitos colaterais potencialmente sérios.

Joelhos com problemas!

Créditos: 123RF.

Efeitos colaterais do ácido hialurônico

No estudo em questão, os autores compararam uma falta de cuidados terapêuticos para tratamentos com placebo ou com ácido hialurônico, em cerca de 12.500 pacientes que sofriam com dores nas articulações do joelho. Seus resultados mostram que o efeito analgésico das injeções é fraco, sendo o tratamento pouco eficaz para esta patologia. Os resultados são os mesmos, independentemente da duração do tratamento, do número de injeções ou do tipo de substância injetada. Uma análise precedente, do mesmo tipo, chegou a conclusões semelhantes, o que corrobora os resultados obtidos por este estudo.

O ácido hialurônico está presente naturalmente em vários tecidos do corpo, tais como na pele e na cartilagem. Ele é adequado à aplicações biomédicas visando esses tecidos e é, por exemplo, utilizado para tratar artrose de joelho. Porém, neste caso, os estudos mostram ser ele pouco eficaz, podendo levar a efeitos colaterais graves.

Créditos - Wikimedia Commons, DP.

Por outro lado, reações locais, após as injeções intra-articulares, como dor prolongada ou um derrame no joelho, foram relatadas. Em mais de oito casos, os autores notificaram perdas de autonomia, hospitalizações ou outros eventos médicos graves, no decorrer do tratamento com injeção de ácido hialurônico.

Futura Sciences (Tradução - MIA.).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "Acide hyaluronique intra-articulaire: à éviter dans la gonarthrose", que deu origem a esta notícia foi publicado na revista Revue Prescrire, volume 33, número 357, pág. 528 (2013).