Diagnóstico precoce graças às nanociências.

A equipe de Karen Martinez, do Centro de Nanociências da Universidade de Copenhague (Dinamarca), desenvolveu um novo método que pode facilitar e acelerar o diagnóstico de certas doenças através da associação de nanomateriais a amostras biológicas.

Este método baseia-se na utilização de nanofios, que são complexos de forma cilíndrica tendo um diâmetro da ordem de 100nm (10.000 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo) e alguns mícrons de comprimento e dispostos verticalmente sobre suportes.

À esquerda: fotografia de uma floresta de nanofios ao microscópio eletrônico de varredura (SEM). Ao meio: esquema de um nanofio decorado com proteínas (em vermelho), capazes de reconhecer uma outra proteína (em verde) presente na solução. À direita: imagem típica obtida por microscópio de fluorescência confocal quando da presença de proteínas fixadas aos nanofios. Cada ponto corresponde a um nanofio.

Créditos: Karen Martinez.

Essas estruturas são usadas para fixar moléculas de interesse, como biomarcadores (substâncias cuja presença é específica a uma doença). Elas permitem analisar simultaneamente diferentes moléculas, frequentemente indetectáveis quando de análises de sangue padrão, porque se apresentam em muito baixa quantidade. Este mecanismo permitiria compreender melhor alguns mecanismos moleculares (por exemplo, a presença ou não de uma dada proteína ou a interação entre diferentes proteínas).

As empresas de biotecnologias e as farmacológicas poderiam estar interessadas na economia de tempo, na eficácia e baixo custo desse procedimento. Porém, antes que esta ferramenta de diagnóstico possa ser comercializada, deve passar por melhorias.

Bulletins-Electroniques. Tradução - MIA.

Nota do Scientific Editor - O trabalho "Vertical nanowire arrays as a versatile platform for protein detection and analysis", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Katrine R. Rostgaard, Rune S. Frederiksen, Yi-Chi C. Liu, Trine Berthing, Morten H. Madsen, Johannes Holm, Jesper Nygård e Karen L. Martinez, tendo sido publicado na revista Nanoscale, volume 5, págs. 10226-1023(2013), DOI: 10.1039/C3NR03113F.