Brevemente uma vacina eficaz contra a dengue ?

A dengue é transmitida pelo mosquito do gênero Aedes infectados por um dos quatro vírus que causam a doença: DEN -1, DEN-2 , DEN -3 e DEN- 4 . Geralmente ocorre por síndromes gripais, existindo também as chamadas formas graves ou hemorrágicas. Esta infecção afeta mais de 500 mil pessoas a cada ano em todo o mundo, incluindo uma proporção muito elevada de crianças. A dengue tornou-se uma das principais causas de mortes de crianças em alguns países. A França, por exemplo, incluindo seus territórios e comunidades no exterior, também está enfrentando esta doença. Infelizmente, não há atualmente nenhuma vacina ou tratamento contra a dengue.

O mosquito tigre Aedes albopictus é um vetores potenciais da dengue. No momento, não existe uma vacina eficaz contra a doença.

Isso pode mudar em breve. O Laboratório Sanofi Pasteur anunciou resultados que mostram a eficácia positiva de sua vacina candidata contra a dengue. Os dados iniciais indicam uma redução significativa de 56% dos casos de dengue. O estudo da fase III foi realizado com 10 mil pessoas na Ásia e um segundo estudo em breve será realizado utilizando a mesma vacina com 20 mil voluntários na América Latina.

Os resultados devem estar disponíveis até o final de 2014. Marisol Touraine, a ministra da Saúde da França, está satisfeita com estes resultados. "Eles marcam um grande progresso da medicina, de esperança para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente na Ásia e América Latina."

Futura Sciences (Tradução MIA/OLA).

Assuntos Conexos:
Identificado um anticorpo contra a dengue.

Existiria um sistema de defesa inato contra a dengue?

Informações adicionais sobre o estudo clínico da Sanofi/Pasteur.