Nova "arma" contra a formação de biofilmes : óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata.

Nosso dia a dia, tem nos levado ao contato cada vez mais próximo e constante com os mais diferentes tipos de bactérias. Algumas delas são benignas, outras nem tanto. São sobre estas últimas que recaem grandes preocupações, sobretudo com aquelas conhecidas como "resistentes", ou ainda, como "superbactérias", responsáveis por um número crescente de infecções seja em ambiente hospitalar, ou não.

O Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), um dos laboratórios que constituem o INOMAT (Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Materiais Complexos Funcionais) do MCTI, vem há vários anos desenvolvendo nanocompósitos envolvendo nanopartículas de prata (AgNp), com outras nanoestruturas, tais como, nanotubos de titanato, nanohidrotalcitas, fios de vanadato de prata e, mais recentemente, o óxido de grafeno (GO), dentro da perspectiva de criar novas "armas" para enfrentar este problema de saúde pública.

Esquema de formação das nanopartículas de prata na superfície do óxido de grafeno

Créditos: Elsevier

No caso do GO, foi sintetizado no LQES um novo material composto de óxido de grafeno decorado com nanopartículas de prata. Nestes desenvolvimentos têm sido utilizadas dois tipos de AgNp: as obtidas por métodos químicos (usando citrato de sódio) e aquelas obtidas biogenicamente via o fungo Fusarium oxysporum. Tais nanocompósitos mostraram propriedade antibacteriana contra a bactéria P. aeruginosa, bem como inibiram o crescimento de células aderidas em superfícies de aço inoxidável, prevenindo desta maneira o processo de formação de biofilme. Resultados semelhantes foram obtidos para Salmonella typhimurium onde, além da ação biocida, também foi observada a atividade antibiofilme.

Segundo os autores do trabalho, estes resultados são promissores e abrem a possibilidade da utilização destes nanocompósitos como revestimentos antibacterianos para aplicação no desenvolvimento de biofilmes para embalagens de alimentos e instrumentos médicos.

Para mais detalhes sobre estes desenvolvimentos consulte a literatura abaixo:

A.F. Faria, D.S.T. Martinez, A.C.M. Moraes, M.E.H.M. Costa, E.B. Barros, A.G. Souza Filho, A.J. Paula and O.L. Alves, Unveiling the role of oxidation debris on the surface chemistry of graphene through the anchoring of Ag nanoparticles, Chemistry of Materials, Vol. 24, 4080-4087 (2012), DOI: 10.1021/cm301939s.

A.F. de Faria, A.C.M. de Moraes, P.D. Marcato, D.S.T. Martinez, N. Durán, A.G.S. Filho, A. Brandelli and O.L. Alves, Eco-friendly decoration of graphene oxide with biogenic silver nanoparticles: antibacterial and anti-biofilm activity, Journal of Nanoparticle Research, Vol. 16, 2110 (2014), DOI: 10.1007/s11051-013-2110-7.

A.F. Faria, D.S.T. Martinez, S.M.M. Meira, A.C.M. Moraes, A. Brandelli, A.G. Souza Filho and O.L. Alves, Anti-adhesion and antibacterial activity of silver nanoparticles supported on graphene oxide sheets, Colloids and Surfaces B: Biointerfaces, Vol. 113, 115-124 (2014), DOI: 10.1016/j.colsurfb.2013.08.006.

LQES NEWS - Ano XIII - n. 293, 07 de julho de 2014 (OLA).