Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Instituto Abramundo lança o Indicador de Letramento Científico (ILC).

O Indicador de Letramento Científico Abramundo (ILC) é uma iniciativa inédita do Instituto Abramundo, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, o IBOPE, e a ONG Ação Educativa, a partir da experiência de mais de 10 anos destas duas organizações na realização do Inaf - Indicador de Alfabetismo Funcional. A realização do trabalho de campo, bem como da correção dos testes e do processamento dos dados, ficou sob a responsabilidade do IBOPE Inteligência, também responsável pela realização do Inaf.

Para esta primeira edição, foi selecionada uma amostra de 2.002 casos, representativa da população de 15 a 40 anos residente no Distrito Federal e em 9 regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Belém) e que tenham completado quatro anos de estudo. Com base no recorte geográfico e populacional da amostra, os resultados são representativos de 23 milhões de pessoas entre 15 a 40 anos que completaram os quatro primeiros anos do ensino fundamental (antigo primário) e que residem em 92 municípios das 9 regiões metropolitanas brasileiras.

Os indivíduos selecionados para fazerem parte da amostra foram entrevistados em seus domicílios por profissionais do IBOPE Inteligência. Os trabalhos de campo ocorreram em março/abril deste ano e foram feitas duas versões de teste, cada uma contendo 26 questões. As respostas dadas pelos participantes foram submetidas a análises estatísticas com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), sob a coordenação dos especialistas Prof. Tufi Machado Soares e Prof. Carlos Alberto Huaira Contreras, da Universidade Federal de Juiz de Fora / Caed.

Os quatro níveis do ILC - 64% dos entrevistados possuem baixo letramento científico



Créditos: Instituto Abramundo


A partir das respostas dadas pelos participantes da pesquisa e com base no conjunto de habilidades que cada indivíduo demonstra ter para responder às questões propostas, foi possível estabelecer 4 níveis de letramento científico: Nível 1 (letramento científico ausente), Nível 2 (letramento científico elementar), Nível 3 (letramento científico básico) e Nível 4 (letramento científico proficiente).

Em uma primeira análise, a pesquisa demonstrou que a grande maioria (79%) das pessoas entre 15 e 40 anos, com mais de 4 anos de estudo e residentes nas 9 regiões metropolitanas do país, pode ser classificada nos níveis intermediários da escala, sendo que 48% desta população se encontra no Nível 2 (Letramento Científico Elementar) e 31% se enquadram no Nível 3 (Letramento Científico Básico).

Apenas 5 a cada 100 pessoas foram classificadas no Nível 4 (Letramento Científico Proficiente) e 16% da população pesquisada se encontra no Nível 1 (Letramento Científico Ausente).

Dentre os indivíduos que chegam ao ensino superior, 48% atingem o nível de Letramento Científico Básico e 11% podem ser considerados proficientes. Nesse grupo de mais alta escolaridade, há uma parcela significativa, 37%, com Letramento Científico apenas Elementar e 4% que podem ser considerados iletrados do ponto de vista científico.


Letramento Científico e os efeitos na produtividade

O perfil do trabalhador em termos de letramento científico tem, evidentemente, grande potencial de impacto no campo econômico. O domínio das habilidades de letramento científico pela liderança da gestão empresarial e pela força de trabalho são componentes essenciais para assegurar a produtividade e a competitividade, assim como para promover a geração de capital intelectual por meio de novas patentes.

Segundo os dados do ILC, mais de 6 em cada 10 trabalhadores (61%) entre os 15 e os 40 anos residentes nas 9 regiões metropolitanas do país e com pelo menos 4 anos de estudo não atingem o nível Básico de Letramento Científico, sendo que 14% deles podem ser considerados cientificamente iletrados.

Em outras palavras, apenas 4 em cada 10 trabalhadores das principais capitais do país e dos municípios de seu entorno, onde está concentrada grande parte da produção nacional, têm a habilidade necessária para resolver problemas ou interpretar informações de natureza científica.

Esse recorte do estudo é bastante preocupante. "Choca a insuficiência das elites com letramento proficiente em ciências", afirma Ricardo Uzal Garcia, presidente da Abramundo, ao constatar que somente 15% dos tomadores de decisão possuem letramento científico proficiente. Na administração pública, somente 9%; na indústria de transformação, apenas 5%.

Instituto Abramundo (http://www.abramundo.com.br/).



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco