Como os animais mudam de cor ?

As mudanças de coloração em camaleões é bem conhecida, porém não se sabia ao certo como ocorriam tais mudanças. Os camaleões não são os únicos animais que apresentam tal habilidade denominada camuflagem, que ocorre em situações de estresse, para alertar predadores, cortejar indivíduos do sexo oposto ou até mesmo regular a temperatura. Animais como os “besouros tartaruga dourados” mudam suas cores durante a cópula.

Mas como esses animais são capazes de mudar suas cores?
Em muitos casos o processo de mudança de cor inicia nos olhos, que são capazes de captar as cores do ambiente, do predador ou do parceiro sexual. Tais eventos disparam um sinal do sistema nervoso central para células denominadas cromatóforos, e assim iniciam a mudança de cor. Em animais como polvos e lulas, a mudança de cor ocorre quando músculos regulam o tamanho e a posição de estruturas em formato de “sacos” contendo pigmentos, presentes na derme.

O segredo da mudança de cor do camaleão começa a ser desvendado!

Créditos: HD

Outros animais utilizam de truques ópticos, como o “peixe donzela” que possui células específicas denominadas iridóforos. Ondas de luz saltam por finas placas presentes entre essas células, desta forma a cor refletida depende do espaçamento entre essas placas. O peixe é capaz de controlar precisamente a distância entre as placas em apenas um segundo.

Cientistas descobriram recentemente que os camaleões utilizam da nanotecnologia para mudarem de cor. Esses animais possuem duas camadas de iridóforos, cada um contendo nano cristais de guanina (± 127 nm) regularmente espaçados.  A mudança da coloração nesses répteis ocorre quando a alteração no espaçamento entre as nanoestruturas cristalinas cria band gaps que permitem ou impossibilitam a passagem de luz. Esse sistema biológico responsável pela mudança de cor nos camaleões atua como nano refletores multicamada, interferindo no comprimento das ondas de luz. No entanto, o mecanismo molecular que regula este processo de mudança de cor nos camaleões ainda precisa ser estudado.

The Economist (Tradução - LV).

Nota do Scientific Editor - O trabalho que deu origem a esta notícia: "Photonic crystals cause active colour change in chameleons", de autoria de Jérémie Teyssier, Suzanne V. Saenko, Dirk van der Marel and Michel C. Milinkovitch, foi publicado no periódico Nature Coomunication, volume 6, artigo número: 6368, 2015, DOI: 10.1038/ncomms7368.