Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Lançada terceira edição do Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil.

O novo Guia Centros e Museus de Ciência do Brasil traz informações sobre 268 espaços científico-culturais espalhados pelo País. Desse total, 155 estão no Sudeste; 44, no Sul; 43 no Nordeste; 15, no Centro-Oeste; e 11 no Norte. O número de unidades presentes no catálogo aumentou em 41% em relação à segunda edição, de 2009, quando foram registradas 190 unidades no País. Entre as novidades, a terceira edição do guia também ganhou versão eletrônica disponibilizada no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Além do apoio do MCTI, o material é resultado do esforço da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Museu da Vida/Fiocruz. 

O guia tem por objetivo funcionar como um instrumento para a divulgação ao público em geral, em especial às escolas. Contém informações sobre museus, planetários, jardins botânicos, zoológicos, aquários, unidades de ciência móvel e associações que atuam na popularização da ciência e tecnologia no País. 

"Uma iniciativa única no Brasil, que reúne essa apresentação de maneira organizada, onde o cidadão que se interessa por ciência e tecnologia pode saber onde estão os museus", ressalta o diretor de Difusão e Popularização da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), Douglas Falcão.



Capa da publicação do MCTI

Créditos: MCTI

O diretor e tesoureiro da Associação, José Ribamar Ferreira, e um dos coordenadores da pesquisa, atribui a maior abrangência do guia ao trabalho de contato feito pela entidade com diversos parceiros. De acordo com ele, além da inclusão no mapeamento das unidades já existentes e antes não informadas, há também a percepção do aumento de novos espaços no País, como resultado das políticas públicas de incentivo implementadas pelo MCTI e pelos governos estaduais e municipais. 

Segundo Falcão, entre os motivos que impulsionaram o crescimento da quantidade de espaços científicos no País está o lançamento de novos editais de apoio pelo Ministério, nos últimos anos, e a política do órgão de fortalecimento das unidades e para a criação de novos espaços. "É o reflexo direto e indireto dessa política, que tem sido perseguida há anos e que acaba estimulando as secretarias estaduais e prefeituras a apoiarem a criação de novos espaços científicos", avalia. 

Como parte das comemorações pelos 30 anos do MCTI, na página do Ministério no Facebook (facebook.com/sintonizemcti) e no  Tumblr (mcti.tumblr.com) é possível encontrar informações sobre alguns museus de ciência brasileiros e compartilhar experiências. O guia pode ser acessado na internet pelo endereço http://www.mcti.gov.br/publicacoes e baixado para celulares e Notebooks pela loja Apple Store.


Desafios 
O professor do Instituto de Física da UFRJ, Ildeu de Castro Moreira, ex-diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis, lembra que, na última década, a visitação anual a centros e museus de C&T também cresceu: de 4% para cerca de 10%. Para ele, há grandes desafios a serem superados, pois embora tenha se registrado o crescimento da quantidade de espaços científicos e da presença do público, os números ainda são insuficientes para as dimensões do País e de sua população. 

"É um número ainda muito pequeno. E ele não se aplica aos jardins botânicos, zoológicos e parques ambientais, para os quais a visitação atinge cerca de um quarto da população brasileira", ressalta. "A distribuição desigual desses espaços, regional e socialmente, é outra marca a ser superada", acrescenta. 

Ribamar, da ABCMC, reforça a importância do guia para que a população e os turistas possam conhecer esses espaços científicos e para que esses dados possam subsidiar gestores públicos e militantes na área de popularização da ciência.  Neste sentido, a Associação estimula a participação da sociedade na missão de tornar o catálogo cada vez mais completo a cada edição.

"É importante identificar as parcerias locais e nacionais e as possibilidades de desenvolvimento de projetos comuns e, obviamente, para as autoridades responsáveis pelas políticas públicas na área também saberem que universo é esse, porque não dá para pensar políticas públicas sem conhecer o universo sobre o qual se está trabalhando", observa. A expectativa é de que as informações sobre o surgimento de novas unidade ou a suspensão das atividades sejam repassadas à instituição.

Na intenção de ampliar o movimento nacional em torno da popularização da ciência, desenvolvendo atividades com linguagem de fácil acesso à população, a ABCMC tem incentivado a associação de novos parceiros. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível no portal www.abcmc.org.br e enviar pelo Correio, com os documentos comprobatórios de atuação na área. 

Já para participar do próximo Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil, o interessado deve entrar em contato pelo e-mail secretaria@abcmc.org.br

Ascom do MCTI.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco