Medicamento impresso em 3D.

O termo "designer drug" pode se referir, em breve, mais para criações customizadas da indústria farmacêutica e menos para o ilícito. A Aprecia Pharmaceuticals Company (EUA) acaba de ter sua plataforma tecnológica patenteada “ZipDose” aprovada pela agência americana US Food and Drug Administration (FDA). Isto marca o primeiro exemplo no qual a FDA deu luz verde para medicamentos impressos em 3D.

O uso de impressão 3D na medicina é muito novo, mas está crescendo rapidamente. A “bio-impressão” tem provado ser uma maneira eficiente de criar tecidos vivos, e implantes impressos em 3D que são capazes de "entregar" medicamentos de forma mais eficaz. Agora, com a aprovação da FDA, a Aprecia pode continuar a criação de drogas impressas em 3D, abrindo possivelmente caminho para futuros medicamentos.

O Spritamlevetiracetam é uma prescrição oral para o tratamento de convulsões em geral como também daquelas causadas por epilepsia. A tecnologia ZipDose da Aprecia permite a entrega desta droga, em até 1.000 mg por dose, com apenas um gole de água. Este método de desintegração rápida é alcançado por meio da impressão em 3D do Spritam com uma formulação porosa. Como resultado, cada dose é fácil de tomar e não requer nenhuma outra medida.

Spritamlevetiracetam impresso em 3D

Créditos: Aprecia Pharmaceuticals

"Na minha experiência, os pacientes e cuidadores, muitas vezes têm dificuldade em seguir um regime de tratamento. A adesão pode ser um desafio se eles estão lidando com um distúrbio de deglutição ou com a luta diária de fazer com que uma criança tome sua medicação" diz o Dr. Marvin H. Rorick III, neurologista do Riverhills Neuroscience, em Cincinnati, Ohio (EUA). "Ter a chance de tomar a medicação como prescrita é importante para gerir a doença, especialmente para idosos e crianças."

O Spritam é a primeira droga impressa em 3D de muitas que a Aprecia planeja introduzir como parte de seu plano para mudar a forma como os pacientes tomam a medicação prescrita. O Spritam deve se tornar disponível já no primeiro trimestre de 2016.

Veja vídeo clicando aqui.

Aprecia Pharmaceuticals (Tradução - ACM).