Nanocompósitos de nanotubos de carbono e epóxi.

Estudos avaliando tanto a quantificação como a toxicologia de nanopartículas livres liberadas de nanoprodutos atuais em um cenário de exposição realista são necessários e urgentes, porém extremamente raros. Foi estabelecido um novo método para medir a quantidade de nanotubos de carbono de parede múltipla (MWCNT, do inglês multiwalled carbon nanotubes) livre na fração de partículas raspadas de um nanocompósito MWCNT-epóxi.

O método de quantificação envolve a pré-marcação dos MWCNT com íons chumbo, produção do nanocompósito, abrasão e coleta da fração de partículas inaláveis, além da quantificação dos MWCNT livres e residuais, por meio da determinação da concentração dos íons chumbos liberados.

Esquema das etapas experimentais realizadas no estudo.

Créditos: ACS

Estudos de toxicidade in vitro para genotoxicidade, formação de espécies de oxigênio reativas e viabilidade celular foram realizados utilizando células humanas do epitélio dos alvéolos A549 e macrófagos derivados de monócitos THP-1.

Os experimentos de quantificação revelaram que na fração respirável das partículas que sofreram abrasão, aproximadamente 400 ppm dos MWCNTs foram liberados como MWCNTs expostos (aqueles que apresentam contato com células pulmonares por inalação) e aproximadamente 40 ppm como MWCNTs livres no pior cenário.

A liberação dos MWCNTs expostos foi menor para nanocompósitos contendo MWCNTs aglomerados. Os testes de toxicidade revelaram que as partículas que sofreram abrasão não induziram nenhum efeito citotóxico agudo.

Environment Science Technology (Tradução - MBS).

Nota do Scientific Editor - O artigo que originou esta notícia de título: "Carbon Nanotubes Released from an Epoxy-Based Nanocomposite: Quantification and Particle Toxicity", de L. Schlagenhauf, T. Buerki-Thurnherr T, Y.Y. Kuo, A. Wichser, F. Nüesch, P.Wick, J. WangJ, foi publicado no periódico Environment Science Technology, volume 49, número 17: 10616-23, 2015, DOI: 10.1021/acs.est.5b02750.

Assuntos Conexos:

Nanotubos para a "cicatrização" de trincas de aviões.