Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

CNPq divulga resultado do julgamento da Chamada INCTs.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram nesta quarta-feira (11) a relação dos projetos de pesquisa que receberam recomendação para financiamento no Edital INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) 2014. Do total de 345 propostas submetidas, 252 foram selecionadas na fase inicial. A lista está organizada em ordem decrescente de classificação. Confira aqui a relação.

Todas as 345 propostas foram avaliadas por, no mínimo, três consultores ad hoc internacionais e posteriormente pelo Comitê Julgador, que esteve reunido na sede do CNPq no período de 25 a 28 de abril de 2016. De acordo com os critérios da chamada, dois conjuntos de propostas foram analisados: as que envolvem os 115 institutos já existentes e as 230 propostas de criação de novos institutos.

Até julho, o MCTI, por intermédio do CNPq, vai negociar com as instituições parceiras (Capes, Finep e FAPs) o cofinanciamento dos projetos recomendados. Outros organismos, públicos ou privados, que desejarem aportar recursos também poderão participar. A partir daí, será aberto o prazo de dez dias para apresentação de eventual recurso pelo proponente que julgar necessário contestar o resultado da chamada.

Esta é a maior chamada pública da história do CNPq, com R$ 641,8 milhões. Desse total, R$ 300 milhões vêm do governo federal, por meio da própria agência financiadora do MCTI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O edital foi publicado em 2014.


Chamada pública

A Chamada INCTs destina-se a pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional na sua área de atuação, beneficiários de bolsa de Produtividade em Pesquisa ou bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, nível 1 CNPq ou perfil equivalente, com capacidade para liderar projetos complexos e com vários participantes, e liderança demonstrada por publicações de impacto em revistas científicas, patentes nacionais ou internacionais, e expressivo resultado em orientação de dissertações ou teses e supervisão de pós-doutores.

Em razão de suas especificidades, não há periodicidade pré-definida. Foram realizadas três chamadas até hoje: a primeira, em 2008 (Edital 15/2008), contemplou todas as áreas do conhecimento e propiciou a criação de 122 institutos nacionais. A segunda, em 2010 (Edital 71/2010), permitiu a criação de três institutos destinados a pesquisas no mar.

Sob a coordenação do professor Walter Colli, compuseram o comitê destacados cientistas brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas do conhecimento. São eles: Alberto Barausse; Amit Bhaya; Anibal Disalvo; Arne Ardeberg; Carlos A. Balseiro; Carlos Henrique de Brito Cruz; Cesário Bianchi Filho; Claudio Cavasotto; Diego de Mendoza; Francisco Fernández de Miguel; Francisco José Barrantes; Geraldo Lippel Sant’Anna Junior; João Falcão e Cunha; João Lúcio de Azevedo; John Joseph Sheehan; Jorge Daniel Riera; José Nelson Onuchic; Juan Carlos Báez; Kenneth Serbin; Klaus Jaffé; Luiz Carlos Federizzi; Márcio de Castro Silva Filho; Maria Júlia Manso Alves; Munir Salomão Skaf; Pär Omling; Paulo de Freitas Guimarães; Pedro Albertos Pérez; Peter Turner; Raman Kashyap; Renato de Andrade Lessa; Roberto Docampo; Roberto Salvarezza; Thomas Maack; Ulisses de Mendonça Braga Neto; e Walter Soares Leal.

MCTI.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco