Programa apoiará colaborações entre pesquisadores dos BRICS.

O programa é apoiado pelo Future Earth. No Brasil, o Programa tem como parceiro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que lançou chamada de proposta com prazo de submissão até 20 de setembro de 2016.

No Brasil, chamada de propostas do CNPq, parceiro do Programa Quadro BRICS de CT&I, encerra em 20 de setembro.

Créditos: Agencia Fapesp

Os objetivos da chamada são consolidar a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os demais países integrantes do BRICS para alcançar resultados técnicos e científicos de nível mundial; apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação realizados por grupos de pesquisa dos países participantes que contribuam para melhoria da qualidade de vida das respectivas sociedades; promover a mobilidade e o desenvolvimento dos investigadores por meio dos projetos conjuntos de pesquisa; selecionar propostas de projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que contribuam para a formulação de políticas públicas dos países envolvidos; e fortalecer o vínculo de pesquisadores dos países participantes nas áreas propostas.

A chamada envolve as seguintes áreas temáticas: Recursos hídricos e tratamento da poluição; Tecnologia geoespacial e suas aplicações; Energias novas e renováveis e eficiência energética; Biotecnologia e biomedicina incluindo saúde humana e neurociências; Tecnologias de informação e computação de alta performance; e Ciência e tecnologia oceânica e polar.

Para mais informações e roteiro para detalhamento do projeto acesse a chamada do CNPq Clicando aqui.

Para mais informações sobre o BRICS STI Framework Programme acesse http://brics.rfbr.ru/rffi/eng/brics.

Agência Fapesp.

Assuntos Conexos:

Acordos na Cúpula do Brics preveem investimentos em CT&I.