Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

27 projetos recebem R$ 2,4 bilhões do BNDES e FINEP por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria Química.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciaram no início de agosto, na sede do banco, no Rio de Janeiro, os planos de negócios selecionados para o Plano de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação da Indústria Química (PADIQ).

Foram selecionados 27 planos de negócios, que receberão R$ 2,4 bilhões em investimentos, para apoio com instrumentos do BNDES e da FINEP destinados a pesquisa, inovação e produção em seis linhas temáticas: químicos a partir de fontes renováveis, que recebeu a maior parte da indicação de suporte (12); insumos para higiene pessoal e cosméticos (8); fibras de carbono (3); aditivos químicos para exploração e produção de petróleo (2); aditivos químicos para alimentação animal (1); e derivados de silício (1).



Novos investimentos para a indústria química.

Créditos: Fitag


Dos planos selecionados, 12 foram apresentados por Micro, Pequenas e Médias empresas (MPME), três por média-grande e outros 12 por grandes empresas. Os planos foram avaliados e selecionados pelo BNDES, FINEP e pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) de acordo com os benefícios que trariam ao País e a capacidade dos executores, levando em conta os seguintes critérios: grau de ineditismo, impacto potencial, risco tecnológico, externalidades, consistência do plano de negócios, capacidade empreendedora, capacidade comercial e capacidade financeira.

O PADIQ foi lançado em 2015 com o objetivo de apoiar projetos com risco tecnológico, geradores de externalidades positivas; fortalecer as relações entre empresas, Institutos Tecnológicos e setor público; coordenar ações para fomento e seleção de Planos de Negócios que contemplem atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação “P, D&I” levados ao mercado de forma competitiva. Segundo o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, este anúncio é apenas o início da retomada dos investimentos no setor químico. “Com o enorme potencial de matéria-prima que o Brasil possui resultante da exploração do pré-sal e da biodiversidade, a indústria química pode realizar a sua vocação de ser o segmento industrial mais brilhante do País na próxima década, gerando empregos seguros, bem-remunerados, e o aumento da arrecadação tributária”.

Estão planejados mais dois editais para o PADIQ, que contemplarão projetos de inovação, desenvolvimento de mercados e investimentos industriais em diversas linhas temáticas, escolhidas com base nos resultados do Estudo de Diversificação da Indústria Química, financiado pelo BNDES e realizado pelo consórcio formado pelas empresas Bain&Company e Gas Energy, que mapeou oportunidades de investimentos em 20 segmentos da indústria.

Abiquim.


Nota do Managing Editor - A ilustração apresentada não consta da matéria original e foi introduzida pela Editoria do Boletim.


<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco