Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

Prêmio internacional reconhece pesquisador visitante do LNNano por avanços na microscopia eletrônica.

O pesquisador visitante do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), integrante do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Marin van Heel, foi agraciado com o Prêmio Wiley em Ciências Biomédicas. O anúncio, realizado em 22 de fevereiro, coloca Marin ao lado de uma elite de pesquisadores condecorados pela Wiley Foundation.



Prof. Marin van Heel

Créditos: CNPEM


A 16ª edição do prêmio reconhece os trabalhos de Marin van Heel e dos pesquisadores Joachim Frank e Richard Henderson para tornar a técnica de criomicroscopia eletrônica uma das mais importantes para o conhecimento da estrutura atômica de grandes complexos moleculares, como proteínas.

Escolhida como o “Método do Ano de 2015” pelo periódico Nature Methods, a criomicroscopia beneficia principalmente pesquisas nas áreas da Saúde, Farmácia, Química e Biologia. Com resolução próximas à escala atômica, a técnica permite conhecer a estrutura de moléculas em solução, em condições controladas, preservando a integridade das amostras.

Além de atuar no LNNano, van Heel é Professor Emérito da Universidade de Leiden, na Holanda, e do Imperial College de Londres, na Inglaterra.


Criomicroscopia no Brasil: na fronteira do conhecimento
O CNPEM tem atuado na área de criomicroscopia desde 2010. Em 2012, por meio de uma bolsa do CNPq na modalidade Pesquisador Visitante Especial, Marin van Heel juntou-se à equipe do LNNano para consolidar a área de pesquisa em criomicroscopia eletrônica no campus do CNPEM, em Campinas-SP. O projeto prevê a instalação de uma infraestrutura pioneira na América Latina, que contará com três microscópios eletrônicos de transmissão abertos à comunidade científica. Dois equipamentos já estão instalados – um deles está aberto a usuários externos e o outro será disponibilizado ainda em 2017. Ambos foram adquiridos com recursos do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano). O terceiro equipamento, de alto desempenho para criomicroscopia eletrônica, deverá estar disponível em 2018.

Para treinar os pesquisadores na técnica, a equipe do LNNano, em parceria com a Universidade de Leinden, na Holanda, organiza a cada dois anos o evento Brazil School for Single Particle Cryo-EM, escola que teve em 2016 sua sétima edição. O grupo, do qual van Heel faz parte, também desenvolve metodologias e software para o processamento de dados de criomicroscopia e realiza o treinamento de pesquisadores no uso da técnica.

Veja o anúncio na página da Wiley Foundation.

Assessoria de Comunicação CNPEM. Postado em fevereiro, 2017.


Assuntos Conexos:
The 3.8 Å resolution cryo-EM structure of Zika virus.

CryoEM: a new era.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco