Laboratório de Química do Estado Sólido
 LQES NEWS  portfólio  em pauta | pontos de vista | vivência lqes | lqes cultural | lqes responde 
 o laboratório | projetos e pesquisa | bibliotecas lqes | publicações e teses | serviços técno-científicos | alunos e alumni 

LQES
lqes news
novidades de C&T&I e do LQES

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

LQES News anteriores

em foco

hot temas

 
NOVIDADES

MCTIC lança e-book sobre aplicações da nanotecnologia no agronegócio.


Já está disponível o primeiro e-book da série “Nanotecnologia Aplicada”, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para promover o conhecimento sobre o tema. O primeiro volume, “Nanotecnologia aplicada ao agronegócio”, pode ser baixado gratuitamente no site do MCTIC.

“O Brasil é protagonista em agronegócio. O e-book visa uniformizar, em linguagem direta e simples, de forma a atingir a todos os segmentos de público, o que se fala em nanotecnologia no Brasil, explicando o que é o conceito, utilizando exemplos. Na publicação, de forma resumida, apresentamos um pouco do esforço nacional liderado pelo MCTIC no tema e apresentamos algumas aplicações, produtos e serviços de destaque já desenvolvidos por empresas e startups nacionais”, explica o coordenador-Geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras, Leandro Berti.

De acordo com ele, uma forma de definir a nanotecnologia é conceituá-la como a “engenharia da vida”. “A nanotecnologia não é algo novo, mas sim algo que está presente em nossas vidas desde o início, ligada intimamente ao funcionamento de nosso organismo e parte essencial da natureza para criar toda a diversidade existente, ou seja, a engenharia da vida.”



Nanotecnologia no agronegócio.

Créditos: UEL


Na publicação, há exemplos de aplicações nanotecnológicas que contribuem para reduzir a velocidade do amadurecimento de frutos e legumes e até mesmo um sal com 50% menos sódio, capaz, no entanto, de preservar a experiência sensorial. “Há um polímero nanotecnológico desenvolvido por empresa brasileira que retarda o tempo de amadurecimento do fruto, fazendo com que demore um pouco mais a apodrecer. Desse modo, se ganha em economia, energia, logística, saúde, segurança alimentar e nutricional, além, é claro, de reduzir o desperdício”, diz Berti.

Ele ressalta que não há alterações genéticas ou químicas nas aplicações ou desenvolvimentos de produtos nanotecnológicos.

Também é possível solicitar o e-book “Nanotecnologia aplicada ao agronegócio” à Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras (CGTC) do MCTIC, pelo e-mail cgtc@mctic.gov.br.

Os próximos e-books deverão tratar dos seguintes temas: “Nanotecnologia aplicada à defesa” e “Nanotecnologia aplicada a Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”.

MCTIC. Posted: abril 18, 2018.


Nota do Scientific Editor: Caso queira conhecer fundamentos básicos sobre a nanotecnologia, clique aqui.


Assuntos Conexos:
Nanotecnologia e o Agronegócio.



<< voltar para novidades

 © 2001-2020 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco