Ciclodextrinas : um sacarídeo muito especial.

As Ciclodextrinas fazem parte de uma grande família de oligosacarídeos multifuncionais com aplicação nas mais variadas áreas da ciência e tecnologia. Este tema ganha destaque pela Editora Synergia com a publicação do livro "Introdução à Química de Ciclodextrinas - Fundamentos e Aplicações", de autoria de Luiz Fernando Brum Malta, Jaqueline Dias Senra, Marta Eloisa Medeiros e Alessandro Bolis Costa Simas, todos professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Capa do livro sobre Ciclodextrinas.
ISBN: 978-85-68483-50-3

Créditos: Synergia Editora

Veja abaixo o Prefácio da publicação escrito pelo Prof. Oswaldo Luiz Alves, Editor Científico do Boletim LQES NEWS.

"Uma das principais características da Química é ser uma ciência ligada à matéria e suas transformações. Isto a coloca numa situação única, na medida em que as suas estruturas associadas com suas propriedades, pavimentam o entendimento sobre os vários fenômenos, não só ligados à vida, como também, aos mais diferentes materiais em uso pela humanidade.

Tal percepção foi e tem sido explorada por vários importantes químicos num nível de sofisticação bastante elevado. Dentre eles, já trazendo estas ideias para os anos 1980, temos a enorme contribuição do Prof. Jean-Marie Lehn, químico francês de Estrasburgo, detentor do Prêmio Nobel de Química de 1987. Lehn, que dividiu o prêmio com Donald J. Cram e Charles J. Pedersen, tiveram como justificativa de sua premiação a frase: "for their development and use of molecules with structure-specific interactions of high selectivity". Tal situação levou rapidamente a introdução, dentre os diferentes interesses dos químicos, a chamada Química Supramolecular, ou seja, uma química "beyond the molecule" (para além da molécula), cujo objetivo, segundo Lehn, era adquirir o controle das ligações intermoleculares não-covalentes.

Diante da perspectiva colocada, aumentou-se fortemente o número de estudos de entidades químicas de complexidade mais alta que as próprias moléculas, bem como de espécies supramoleculares e "assemblies" reunidos e organizados, que tiravam partido das interações intermoleculares. Observou-se, desde o início, que este campo de pesquisa conformava um campo da ciência e tecnologia de alta interdisciplinaridade onde a química, física e biologia ocupavam e transitavam por suas largas avenidas.

Várias famílias de compostos afloraram no decorrer destes muitos anos. Dentre eles, temos: crown-éteres, podandos, esferandos, criptandos, calixarenos, sideróforos, clatratos, cavitandos, ciclofanos, materiais lamelares, entre muitas outras. Todas estas famílias têm um traço comum, ou seja, a possibilidade de formar os chamados compostos de inclusão (CI). Nestas famílias as cavidades moleculares ou espaços vazios podem ser ocupados por diferentes moléculas, ou mesmo íons, formando os CIs que são estabilizados por interações intermoleculares íon-molécula, van der Waals, ligações de hidrogênio, etc. Tais interações são descritas na literatura como "host-guest interactions" (interações hospedeiro-convidado), onde as famílias citadas constituem os hospedeiros.

Dentre os hospedeiros mais estudados destaca-se a família das ciclodextrinas, objeto deste livro. Estes oligosacarídeos cíclicos, graças à sua estrutura representada por um funil truncado, apresenta uma cavidade hidrofóbica que abre, não só oportunidades para estudos de ciência básica, como também, aqueles relacionados com o desenvolvimento de diferentes tecnologias, tais como: encapsulamento molecular, "drug-delivery", catálise supramolecular, entre outras.

O livro "Introdução à Química de Ciclodextrinas: Fundamentos e Aplicações" foi desenhado para fazer uma cobertura compreensível dos mais importantes aspectos relacionados com a química das ciclodextrinas. São tratados diferentes aspectos que vão desde as ideias de reconhecimento molecular, passando pelas técnicas de caracterização chegando até as aplicações destes instigantes sistemas.

As diferentes colocações sobre estes compostos são tratadas de forma clara e didática pelos Autores, além de repertoriar um cem número de informações e dados que, certamente, serão de grande valia para iniciantes no tema.

Ao escrever este prefácio renovamos nosso entusiasmo por esta área da química envolvendo os CIs e, mais especificamente os compostos de intercalação, que fazem parte das múltiplas atividades do Laboratório de Química do Estado Sólido da Unicamp, desde os anos 1980.

Desejamos uma boa leitura a todos, esperando que ela inspire novas e inovadoras pesquisas neste tema de grande interesse para a ciência e tecnologia químicas, sobretudo, quando incorporamos a estes sistemas um olhar que vem das nanotecnologias."

Prof. Oswaldo Luiz Alves, FRSC.

Coordenador Científico do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES) e do Laboratório de Síntese de Nanoestruturas e Interação com Biossistemas (NanoBioss/SisNano).

Nota do Managing Editor : a autora Marta Eloisa Medeiros realizou seus estudos de pós-graduação no Laboratório de Química do Estado Sólido, UNICAMP, sob a supervisão de Alves, tendo defendido sua dissertação de mestrado em 1991 e sua tese de doutorado em 1995.

LQES NEWS. Posted: junho 01, 2018.