LEWAS premia pesquisadora brasileira.

LEWAS é uma organização fundada em 2013 com o objetivo de promover a carreira de mulheres no setor de energia, principalmente no Oriente Médio. Tem o suporte de grandes industrias químicas e petroquímicas que atuam internacionalmente e fortemente na região, tais como,  ARAMCO, BAPCO, BASF . Conta com a patronagem do ministro de energia de Bahrain.  É uma plataforma para celebrar mulheres, que de forma consistente, se destacaram  em suas  realizações acadêmicas e industriais em sua área de atuação. Entre outras motivações, a LEWAS tem se empenhado em demonstrar que o avanço da ciência e industria só tem a ganhar com a inclusão e a diversidade fazendo com que  pertençam ao passado os estereótipos relativos a atuação de mulheres em STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics).

Suzana Pereira Nunes.

Créditos: KAUST

Neste ano o prêmio LEWAS para carreiras e realizações  acadêmicas foi concedido a uma brasileira, Suzana Pereira Nunes, que iniciou sua carreira como professora do Instituto de Química da UNICAMP e hoje é professora da King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), uma instituição internacional de ponta para ensino de pós-graduação  e pesquisa em ciência e tecnologia, fundada em 2009, localizada na costa do Mar Vermelho.

Suzana dedicou sua carreira á ciência de polímeros e ao desenvolvimento de membranas para separações sustentáveis. Trabalhou muitos anos na área de células combustíveis em um dos centros de pesquisa da Helmholtz na Alemanha e hoje seu laboratório na KAUST se dedica ao estudo de membranas para purificação de água, desidratação e separação de gases relevantes para industria petroquímica, além do estudo de separação, através do tamanho, forma e quiralidade de moléculas presentes em  solventes orgânicos e suas aplicações  na industria farmacêutica e química.

Em  nanotecnologia, dedica-se ao estudo de auto-montagem de polímeros e blocos de construção e à polimerização interfacial, visando a obtenção de filmes  com porosidade altamente controlada para assegurar elevadas  seletividades. Para caracterização destes diferentes materiais, o grupo utiliza e explora diferentes  métodos avançados de microscopia eletrônica. No Brasil, seu grupo atualmente trabalha em colaboração com o LNLS-CNPEM  em caracterizações que utilizam técnicas de espalhamento de raio-X.

LQES NEWS. Posted: Nov 01, 2020.