eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Meio Ambiente - 2010

Já é possível - e viável - plantar árvores no deserto !
Testes de plantação de árvores no deserto do Marrocos atestam : a taxa de sobrevivência das árvores é de 88,2%.

A pintura solar pode estar chegando !
Sua parede será pintada e, ao mesmo tempo, custos ligados à energia serão reduzidos ! É possível ?

Nanocatalisadores : mais "verde" a fabricação de produtos químicos.
A idéia é reduzir o uso de metais pesados, custosos e tóxicos.

Detecção de toxinas em água ? Use um econômico sensor de papel !
Cientistas fazem uso de nanotecnologia para converter papel em um sensor que pode detectar toxinas na água potável.

Coca-Cola adota garrafa feita de plástico de cana-de-açúcar.
Garrafa com material derivado da cana-de-açúcar é a primeira geração da garrafa do futuro. Análises mostram que a embalagem deixa uma pegada de carbono menor que as de plástico usadas atualmente.