eletrônica e fotônica

nanotecnologia

EM FOCO

Meio Ambiente - 2011

Produção de eletrônicos : a reciclagem de produtos químicos ganha em eficácia.
A empresa Panasonic desenvolveu um procedimento mais eficaz de reciclagem de agentes químicos que permite recuperar até quatro produtos químicos.

Lançado o projeto NANOFlueGas.
Órgãos governamentais franceses e empresa se unem para enfrentar os problemas da segurança no tratamento de resíduos contendo nanos.

Nanotubos de carbono e sua interação com o meio ambiente e biossistemas.
Quadragésima primeira tese do LQES aborda, de forma pró-ativa, os eventuais riscos da nanotecnologia.

Pesquisadores alemães na Amazônia.
Serão pesquisados aspectos relacionados ao solo, armazenamento de carbono, efeito estufa e proteção do ecossistema.

Um laser que "faz chover" !
Ideia que atormenta cientistas a 50 anos : como intervir no clima e fazer chover ?

Purificação de água via nanotubos de carbono.
Pesquisadores austríacos verificaram interações de vários tipos de poluentes com os nanotubos.

Despoluição das águas radioativas através de algas.
O método poderá ser empregado para despoluir a usina de Fukushima.

Garrafa de refrigerante totalmente reciclável.
A PepsiCo apresentou recentemente uma nova garrafa bioplástica, 100% reciclável, fabricada inteiramente à base de materiais vegetais.

Peixes semeiam a Amazônia.
A disseminação de sementes pelos animais não é uma descoberta, mas se sabe que os peixes da Amazônia são campeões nisto.

Experts estudam impacto ambiental de nanopartículas de prata em têxteis.
Institutos, academia, indústria e organismos reguladores trabalham juntos para avaliar os efeitos das mesmas.

Nanotecnologia possibilita sapatos mais confortáveis e sem mau cheiro.
Finep destaca um dos Casos de Sucesso do seu Programa de Subvenção Econômica.

Nanopartículas para uma água pura.
Pesquisadores da Universidade MacGill (Canadá) usam papel forrado com nanopartículas de prata para purificar água contaminada por bactérias.