Inglaterra vai implementar novo sistema de programa de doutorado : o "new route"

O Higher Education Funding Council, da Inglaterra, (HEFCE), e dez universidades propuseram um novo sistema para o doutorado, a partir de setembro, quando começa o ano letivo de 2001. De acordo com a nova proposta, denominada "new route", o doutorado compreenderá, além da atividade de pesquisa, um segmento de cursos obrigatórios. Este novo sistema pode ainda dividir-se em três partes. A primeira, ligada a um aprofundamento do tema escolhido, com foco particular sobre os aspectos interdisciplinares. A segunda, diz respeito às competências profissionais e, finalmente, a terceira, e a mais importante, relacionada à formação em pesquisa e ao trabalho de tese. As competências profissionais deste novo doutorado compreendem cursos dentro da área de empresas, transferência de tecnologia, criação de pequenas empresas de alta tecnologia, além de conhecimentos sobre as tecnologias da informação. Este novo tipo de programa permitirá um incremento na formação dos envolvidos com o mesmo. Efetivamente, 30 - 40% do tempo de doutorado será reservado aos cursos, sendo que o restante será dedicado a formação à pesquisa. Segundo os líderes de grupos de pesquisa nas universidades, o fato de tal programa ocorrer em paralelo com o doutorado tradicional vai não só enriquecer a escolha dos candidatos mas também atrair os elementos mais brilhantes.

A HEFCE espera estender este programa a outras universidades, em um ou dois anos. O programa completo desta nova proposta pode ser consultado no website : http://www.newphd.ac.uk

Research Fortnight, April, 2001. (tradução livre - OLA)

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco