Dioxinas e furanos estariam relacionadas a desordens de comportamento ?

Um estudo internacional publicado no Journal of Epidemiology and Community Health estabelece uma ligação entre concentrações de certos tipos de dioxinas e de furanos (éter cíclico C4H4O) e desordens do comportamento em crianças. Os pesquisadores analisaram dados sobre 7 compostos policlorados, o chumbo e o cádmio, oriundos de uma pesquisa de Centros para Doença, Controle e Prevenção (CDC) americanos. Em 278 crianças de 12 a 15 anos, aquelas que apresentavam concentrações detectáveis de duas dioxinas e um furano eram de duas a três vezes mais susceptíveis que as outras de ter sido diagnosticadas com transtornos de aprendizagem, ou seja: dificuldades na aquisição e utilização da audição, da fala, da escrita e do raciocínio. Uma exposição a esse tipo de substâncias foi igualmente relacionada a diagnósticos de déficit de atenção.

Estes compostos são gerados por procedimentos industriais ou incineradores, e a exposição de uma população se faz geralmente através do consumo de leite, carne, ovos ou peixe contaminados.

As dioxinas podem ser produzidas em pequenas quantidades quando da combustão de madeira e incêndios florestais. Podem ser igualmente produzidas quando da reciclagem de metais, combustão de plásticos ou fabricação de pesticidas.

Créditos: Arno T

Não obstante, os autores alertam para que outros estudos serão necessários para se assegurar a existência de uma ligação de causa e efeito entre as dioxinas e as desordens de comportamento.

JDLE, consultado em 23 de agosto, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração desta notícia não consta do texto original e foi obtida em www.google.com.

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia - de autoria de D-H Lee, D. R. Jacobs and M. Porta, de título "Association of serum concentrations of persistent organic pollutants with the prevalence of learning disability and attention deficit disorder", foi publicado no Journal of Epidemiology and Community Health,volume 61, p. 591, de 2007.

Assuntos conexos:

Boa notícia para o meio ambiente: emissões de dioxina já podem ser controladas!

Novamente as dioxinas. Já é possível reduzir as emissões nas usinas siderúrgicas!

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco