Vidro multiuso : autolimpante, gerador de eletricidade e isolante.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Nacional de Ciência e de Tecnologia de Taiwan (NTUST) desenvolveu um vidro único autolimpante, gerador de eletricidade e, como se não bastasse, também isolante. As patentes foram depositadas nos Estados Unidos, no Japão, na China e em Taiwan.

As propriedades desse material puderam ser obtidas graças à introdução de três camadas específicas no interior do vidro:

- uma camada de dióxido de titânio de alguns nanômetros, servindo de interface fotocatalítica e permitindo ao vidro se autolimpar;

- uma película de silício, servindo de célula fotovoltaica, permitindo gerar por volta de 7kW por hora;

- um filme isolante que permite bloquear totalmente os raios infravermelhos e ultravioletas.

Dr. Chin-Huai Young, líder da equipe que fabricou o vidro com múltiplas funções.

Créditos: NTUST

Antes da comercialização desse novo vidro, as autoridades taiwanesas desejam construir vários edifícios experimentais, reagrupando várias tecnologias de vanguarda, entre elas esse novo vidro, a fim de promover sua política de "materiais de construção verdes".

Taiwan Headlines, september 08, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: as ilustrações desta notícia não constam do texto original. Foram obtidas em www.google.com.

Assuntos Conexos:

Novo vidro impede a passagem dos raios ultravioleta.

Vidro converte energia solar em eletricidade.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco