Intoxicação por chumbo pode ter matado Beethoven.

Mas o médico não fez de propósito... Foi a análise do cabelo do grande compositor, feita pouco após sua morte, que permitiu compreender o tratamento médico que ele seguia e que, sem dúvida, revelou...

Foi após problemas hepáticos que Ludwig van Beethoven faleceu em Viena (Áustria) em 26 de março de 1827. Há quatro meses ele sofria de edemas intestinais importantes que tinham levado seu médico, Andréas Wawruch, a fazer quatro punções para estancar o derrame interno, sendo que em uma delas teriam sido retirados vários litros... Contudo, há vários anos, estudos tinham demonstrado que Beethoven fora vítima de uma intoxicação com chumbo. Que doença, afinal, levou o grande compositor alemão?

Beethoven - Pintado por Joseph Karl Stieler, em 1820.

Para esclarecer os fatos, o doutor Christian Reiter, chefe do serviço de medicina legal, da Faculdade de Medicina de Viena, se interessou por dois fios de cabelo provenientes de mechas cortadas da cabeleira do pianista por seus familiares, logo após sua morte. Ora, o cabelo incorpora em suas raízes um pouco dos constituintes do sangue. Seu trabalho e suas conclusões acabam de ser publicados no Beethoven Journal e na revista Science.

Curativos fatais

Por espectroscopia, Christian Reiter detectou quatro picos muito elevados de chumbo, correspondendo às datas das punções feitas pelo doutor Wawruch (que publicou a seguir um relatório circunstanciado dos cuidados que ele prodigalizou ao músico). Essa coincidência se explica muito bem. Para desinfetar a ferida provocada pela agulha, o médico aplicou um curativo revestido com sal de chumbo, uma técnica corrente na época.

Doutor Reiter precisa que essa exposição ao chumbo não teria morto um homem com boa saúde, mas, sem dúvida, foi fatal para Beethoven, muito enfraquecido por sua doença (talvez uma cirrose hepática).

Estudos precedentes sugerem uma intoxicação com chumbo, detectável igualmente no esqueleto, indicando que esse metal, sem que se saiba como, entrou na vida (e no corpo) de Beethoven bem antes dos curativos do doutor Wawruch, médico conhecido, violoncelista reputado e grande admirador do compositor.

FuturaScience, 03 septembre, 2007 (Tradução - MIA).

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco