Células fotovoltaicas ganham novo aliado : o laser.

O Centro de Laser de Hannover (LZH) e o Instituto de Pesquisa em Energia Solar (ISFH), ambos alemães, vêm atualmente colaborando num projeto que visa fazer a demonstração de uma técnica de fabricação em massa de células fotovoltaicas (FV), explorando tecnologia laser. O novo procedimento deverá permitir uma diminuição nos erros, redução de custos de acabamento, desenvolvimento de novos conceitos de células, além de gerar procedimentos que permitam aumentar o rendimento destas células.

Atualmente, assistimos a um aumento constante da superfície das "fatias" e a uma redução da espessura do silício. O recurso habitual tem sido a serigrafia para o depósito das conexões metálicas, técnica esta mal adaptada quando se necessita de grandes dimensões, levando a um aumento de peças rejeitadas e ao número de quebras. A tecnologia laser, por outro lado, a qual não implica nenhum contato, torna possível o tratamento de camadas mais finas e maiores, com menos erros. Adicionalmente, esta tecnologia permite um maior nível de automação.

As células FV clássicas já atingiram o seu limiar de rendimento máximo (15-17%). Contudo, graças ao laser e aos novos conceitos, é possível aumentar ainda mais o grau de eficiência das células. Através de texturização melhorada da superfície, por exemplo, pela criação via laser de estruturas de superfície de forma piramidal, pode-se aumentar a capacidade de absorção fotônica; ou ainda, graças a pequenos orifícios realizados com o laser, é possível deslocar os contatos metálicos, localizados na face detrás, aumentando, assim, cerca de 5-6% a superfície absorvedora.

Perfuração e texturização feita com laser para a fabricação de células fotovoltaicas (FV) de alto rendimento.

Créditos: Lazer Zentrum Hannover

Segundo o Dr. Andréas Ostendorf, diretor do LZH, "um rendimento melhor e menos erros, poderiam conduzir a uma pequena revolução na produção de células fotovoltaicas".

O projeto, que terminará em fins de 2007, é financiado pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ministério da Ciência e Cultura da Baixa Saxônia.

LZH - Laser Zentrum Hannover (www.lzh.de), consultado em 8 de outubro de 2007 (Tradução/Texto - MIA/OLA).

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco