Goiaba : rica fonte de antioxidantes.

Pesquisadores do Centro de Pesquisa Agronômica Americano - ARS, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e cientistas tailandeses mostraram que a goiaba é um fruto bastante rico em antioxidantes. Os frutos tropicais são pouco cultivados nos Estados Unidos, pois, em sua maior parte, o país possui um clima temperado, daí terem sido feitos poucos trabalhos sobre as qualidades nutricionais de frutos tropicais.

Entretanto, na Flórida, que é o mais tropical dos estados americanos, pesquisadores desenvolveram métodos para analisar os componentes das frutas tropicais e seu interesse para a saúde humana.

Frutas tropicais, inclusive a goiaba, fonte de antioxidantes.

Essas pesquisas foram efetuadas por horticultores e químicos do ARS, associados a pesquisadores da Universidade da Flórida e da Universidade de Bangkok, na Tailândia.

As frutas e legumes têm papéis muito importantes no regime alimentar porque são as principais fontes de oxidantes tais como as vitaminas C e E, os polifenóis e os carotenóides. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que são compostos muito tóxicos e cancerígenos para o corpo humano. Esses radicais livres estão presentes na maioria dos poluentes, dentre eles, o cigarro.

Os estudos dos pesquisadores do ARS e de seus colaboradores mostraram a riqueza em antioxidantes não só da goiaba, mas igualmente de numerosas outras frutas tropicais como as carambolas, as lichias, as mangas e a papaia.

ARS News Service (http://www.ars.usda.gov), consultado em 24 de outubro, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: o trabalho que deu origem a esta notícia, intitulado "Great Guava!", foi publicado na revista Agricultural Research Magazine, volume 55, número 9, g. 10, em outubro de 2007.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco