Controle de emissões industriais de CO2 pode ter um novo aliado : a oxicombustão.

No âmbito de pesquisas sobre o procedimento de oxicombustão, cientistas do Institute of Process Engineering and Power Plant Technology (IVD) da Universidade de Stuttgart (Alemanha), trabalham atualmente em uma instalação integrando procedimentos inovadores de combustão e de eliminação de pó de fumos.

Para tanto, o Instituto conta com a única estrutura experimental européia de oxicombustão, acoplada a um sistema de depuração de fumos, ou melhor: de separação do dióxido de carbono.

Entre os inúmeros procedimentos de separação de CO2, objeto de pesquisas, o procedimento "Oxyfuel" (ou oxicombustão) faz parte daqueles que apresentam as melhores chances de sucesso. O princípio: utilizar o oxigênio puro no lugar do ar para queimar o combustível. Esse método permite aumentar efetivamente a concentração de CO2 nos rejeitos de fumaça (até 95%), facilitando, assim, consideravelmente, sua recuperação, considerando a possibilidade de sua liquefação e, em seguida, de sua estocagem de longo prazo em camadas geológicas profundas.

Concepção artística da molécula de CO2.

Créditos: CO2.Mur

Para permitir o funcionamento do aparelho (de potência térmica de 0,5 MW) nas condições de oxicombustão foi instalado um sistema de circulação de fumos isentos de poeira.

Por outro lado, o Instituto dispõe agora de uma infra-estrutura complexa constituída de diferentes câmaras de testes para atmosferas de oxigênio, dióxido de carbono e nitrogênio.

Dentro destas atividades de pesquisa, os cientistas de Stuttgart caracterizam as propriedades ignição de diferentes combustíveis. A seguir, estudam a formação de emissões poluentes e seus comportamentos em diferentes condições atmosféricas e de recirculação. Podem, assim, deduzir maneiras de evitar a formação de poluentes e estabelecer recomendações para a otimização das queimas e para a análise da qualidade de cinzas e de poeiras voláteis. Os resultados de tais pesquisas favorecem também o desenvolvimento de modelos capazes de simular com precisão os procedimentos de combustão e otimizá-los.

Tais pesquisas vêm sendo realizadas no âmbito de numerosos projetos nacionais e internacionais, em particular o projeto europeu ENCAP (Enhanced Capture of CO2), que reagrupa 33 parceiros científicos e industriais.

Provavelmente será necessário que se aguarde até 2015-2020 para que surjam as primeiras aplicações industriais do procedimento de oxicombustão com sistema de aprisionamento integrado de CO2.

Press Release, Universidade de Stuttgart, February 2, 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Managing Editor: a ilustração desta matéria não consta do original e foi obtida em www.google.com. Para conhecer mais sobre o projeto europeu ENCAP (Enhanced Capture of CO2), consulte o site: http://www.encapco2.org/.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco