Vital Brazil : comemorados os 90 anos da doação da patente do soro ofídico ao Governo Brasileiro.

A Casa Vital Brazil e o Museu Vital Brazil, situados em Campanha, Minas Gerais, nos dias 30 e 31 de março comemoraram 90 anos da doação da patente do soro ofídico ao Governo Brasileiro. Foram celebrados também os 270 anos do município, terra natal do grande cientista brasileiro.

Dentre os vários eventos realizados estão o lançamento do livro "Vital Brazil", de Nereide Schilaro Santa Rosa (Duna Dueto Editora), a palestra proferida pelo pesquisador Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant'Anna - Diretor Científico do Centro de Toxinologia Aplicada do Instituto Butantan (SP) -, intitulada "Vital Brazil e a Ciência Essencial", e a inauguração da Sala "Augusto Esteves", um dos importantes colaboradores de Vital Brazil, reconhecido como um dos precursores do desenho científico no Brasil.

Entrada do Museu Vital Brazil, Campanha, Minas Gerais, Brasil.

Créditos: Casa Vital Brazil

Um dos pontos altos das celebrações foi o lançamento do site www.museuvitalbrazil.org.br, desenvolvido pela equipe do Portal Planeta Educação (http://www.planetaeducacao.com.br/). Tal site permitirá aos interessados ter acesso não só às descobertas e experimentos realizados pelo cientista ao longo de sua trajetória, como também à sua biografia.

Para além da importância de seu trabalho e contribuições científicas de grande envergadura no campo do envenenamento ofídico e no uso de soros, Vital Brazil deixou dois grandes legados ao nosso país, que se expressam concretamente em instituições de pesquisa da maior relevância: o Instituto Butantan, em São Paulo, e o Instituto Vital Brazil, em Niterói, Rio de Janeiro. Seu trabalho continua sendo referência básica na área e tem servido como fonte de inspiração para inúmeras pesquisas realizadas atualmente.

É bom ver brasileiros dar importância e visibilidade às obras de nossos grandes cientistas. Tomara que a moda pegue, pois só assim deixaremos de ser um povo sem memória.

LQES NEWS, Ano VI, Número 123, 16 de abril de 2007 (OLA).

Nota do Scientific Editor: conheça mais sobre a vida e a obra científica deste eminente cientista brasileiro, visitando a Biblioteca Virtual Vital Brasil, em http://www.prossiga.br e em http://www.butantan.gov.br/materialdidatico.

Veja mais:
Substância extraída do veneno da cascavel pode ser usada para tratar dores de câncer.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco