Luz branca produzida sem ampola a filamento. É a nanotecnologia mais uma vez...

Até o presente, a luz branca era produzida pela ampola a filamento "Edison": a eletricidade atravessa o filamento e o aquece. Uma vez aquecido até o branco, o filamento transforma essa energia térmica em luz.

A equipe de Professor Hilmi Volkan Demir, da Universidade Bilkent, Ancara Turquia, logrou gerar luz branca usando as propriedades físicas de diodos LED (Diodo Emissor de Luz, do inglês Light Emitting Diode) luminescentes. Efetuando uma hibridação de nanocristais no interior dos diodos, cada nanocristal emitindo luz de uma determinada cor, os pesquisadores conseguiram encontrar uma combinação sutil, chegando à emissão da luz branca - mistura de todas as cores.

Capa da revista Nanotechnology, ilustrando a geração de luz branca por LEDS.

Créditos: IOP Publishing

Trata-se de uma novidade mundial de múltiplas conseqüências: essa técnica se liberta da energia térmica e consome por volta de um décimo da energia elétrica necessária nas ampolas a filamento. A comparação dos tempos de vida entre as ampolas Edison e a LED é inquestionável: "pode-se utilizar uma LED 12 horas por dia, todos os dias, durante 23 anos, sem interrupção", explica Demir.

As aplicações esperadas visam ao uso em faróis de automóveis nos próximos anos, e, a longo prazo, na iluminação das residências.

Nanotechnology Research Center
(http://www.nanotechnology.bilkent.edu.tr/), Bilkent University, Ankara, Turquia, consultado em 02 de junho de 2007 (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor: esta notícia esta baseada no artigo: "White Light Generation Using CdSe/ZnS Core-Shell Nanocrystals Hybridized with InGaN/GaN Light Emitting Diodes", de autoria de Sedat Nizamglu, Tuncay Özel, Emre Sari and Hilmi Volkan Demir, como material de capa da revista Nanotechnology, volume 18, número 6, 2007.

Assuntos conexos:

A dupla LED / OLED parece ser a bola da vez.

"Ofuscar" as lâmpadas tradicionais é com o novo diodo luminescente!

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco