Descoberto o primeiro isolante topológico natural.

Dando mais um passo para a compreensão e exploração de uma forma exótica de matéria, que vem provocando entusiasmo na comunidade científica, em virtude do potencial de aplicações no campo da eletrônica e spintrônica, os cientistas estão publicando a primeira identificação de uma ocorrência natural dessa nova classe de materiais chamada de "Isolantes Topológicos". O artigo sobre a descoberta do material, recuperado de uma mina de ouro abandonada na República Tcheca, foi publicado na prestigiosa revista Nano Letters, uma publicação da American Chemical Society - ACS.

Imagem no mineral Kawazulita (esquerda) e de medidas da estrutura eletrônica usando uma técnica chamada ARPES (direita).

Créditos: Nano Letters (ACS)

Pascal Gehring e colegas apontam que os Isolantes Topológicos sintéticos, descobertos apenas há uma década, são tratados como um novo horizonte nas ciências dos materiais. Ao contrário dos isolantes elétricos convencionais - que não conduzem eletricidade -, os Isolantes Topológicos têm a propriedade única de conduzir eletricidade em sua superfície, enquanto age como um isolante no volume. Embora aparentemente simples, este tipo de superfície pode permitir a manipulação do spin de um elétron, abrindo caminho para o desenvolvimento de computadores quânticos. Este tipo de computador poderá processar dados muito mais rápido do que os melhores supercomputadores atuais.

A equipe de pesquisa descreve a descoberta de que o mineral "Kawazulite", encontrado em uma mina de ouro na República Tcheca e transformado em flocos por esfoliação mecânica ("nanoflakes"), é um Isolante Topológico natural. Os flocos eram tão pequenos que milhares caberiam dentro do ponto sobre um "i". Com base na descoberta, os Isolantes Topológicos naturais podem existir em outros minerais, afirma o artigo. Os cientistas apontam para um cenário similar, no qual se acreditava que quase-cristais - que levou ao Prêmio Nobel de Química em 2011 -, estavam disponíveis apenas sinteticamente, contudo, estes materiais foram, recentemente, descobertos em meteoritos vindos do espaço.

American Chemical Society (Tradução - AGS).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "A Natural Topological Insulator", que deu origem a esta notícia, é de autoria de P. Gehring, H.M. Benia, Y. Weng, R. Dinnebier, C.R. Ast, M. Burghard and K. Kern, tendo sido publicado na revista Nano Letters volume 13, número 3, págs. 1179-1184 (2013), DOI:10.1021/nl304583m.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco