CO2 : nova matéria-prima para a química fina ?

Os acrilatos são produtos químicos indispensáveis na química fina para a produção de numerosos produtos e materiais, desde tecidos até fraldas descartáveis.

A química mundial utiliza bilhões de toneladas de acrilatos à cada ano, uma substância obtida por aquecimento do propileno, composto derivado do petróleo bruto. Desde os anos 1980, os pesquisadores têm estudado a possibilidade de produção de acrilatos, combinando dióxido de carbono com etileno, mais barato que o propileno e que pode ser obtido a partir de biomassa vegetal. Mas, até agora, os químicos não conseguiram ultrapassar as dificuldades que permitam, uma produção industrial confiável e barata dos acrilatos, por essa nova via.

Os pesquisadores das Universidades de Yale e Brown foram capazes de mostrar que uma classe de compostos químicos, chamados ácidos de Lewis, pode, em função de suas propriedades físico-químicas, permitir uma produção fácil de acrilatos, combinando o dióxido de carbono e o etileno.

Na presença de níquel e outros metais catalisadores, os gases CO
2 e etileno formam um precursor, configurado em um anel de cinco membros. O desafio tem sido abrir o anel, permitindo a formação de uma dupla ligação carbono-carbono, criando assim o acrilato. Os ácidos de Lewis são os responsáveis pela "mágica".

Créditos: Berkskoetter Lab/ Brown University.

Estes trabalhos se inscrevem no quadro de um programa apoiado pela National Science Foundation (NSF), para a inovação em química, que visa valorizar o CO2 para a fabricação de todos os tipos de produtos químicos de base.

Brown University (Tradução - MIA).

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco