Uma bateria que se recarrega tão depressa quanto um supercondensador.

Pesquisadores da Universidade Rice (EUA) desenvolveram um novo tipo de bateria utilizando "microstrips" revestidos com óxido de vanádio para constituir um eletrodo de alta performance. Segundo Pulickel Ajayan, um dos pesquisadores, estas fitas combinam óxido de vanádio e grafeno permitindo, assim, realizar um cátodo muito superior aos existentes nas baterias atuais, podendo fornecer ao mesmo tempo uma densidade de energia elevada e um aumento de potência.

Estes estudos mostraram que o novo tipo de cátodo pode se carregar e se descarregar, em apenas 20 segundos, conservando 90% de sua capacidade inicial, após mais de 1000 ciclos de funcionamento.

Com tais cátodos, as baterias poderão ter desempenhos próximos àqueles dos supercondensadores. Ao contrário dos óxidos, que têm tendência de se carregar e se descarregar lentamente, por conta de uma baixa condutividade elétrica, a treliça de revestimento sobre o substrato de grafeno permite uma grande rapidez de deslocamento dos elétrons.

Processo hidrotérmico envolvendo pentóxido de vanádio e óxido de grafeno gera fitas de óxido de vanádio recobertas com grafeno, as quais mostraram um grande potencial como eletrodos de carga e descarga ultrarrápida para baterias de íon-lítio.

Créditos: Ajayan Group/Rice University.

Para os cientistas, o maior desafio foi controlar as condições da síntese bastante delicada destas nanofitas. Para isso, os cientistas vaporizaram as nanofolhas na forma de óxido de grafeno com pentóxido de vanádio em pó.

RT Flash (Tradução - MIA).

Nota do Scientific Editor - O trabalho "Bottom-up Approach toward Single-Crystalline VO2-Graphene Ribbons as Cathodes for Ultrafast Lithium Storage", que deu origem a esta notícia, é de autoria de Shubin Yang, Yongji Gong, Zheng Liu, Liang Zhan, Daniel P. Hashim, Lulu Ma, Robert Vajtai e Pulickel M. Ajayan, tendo sido publicado na revista NanoLetters, volume 13, número 4, págs. 1596-1601, 2013, DOI: 10.1021/nl400001u.

Assuntos Conexos:

Supercondensadores: grafeno comparece e ganha a corrida.

© 2001-2019 LQES - lqes@iqm.unicamp.br sobre o lqes | políticas | link o lqes | divulgação | fale conosco